5º Curso de Música Liturgica

2013 – 2016


ORGANISTAS
DIRECTORES DE COROS
SALMISTAS

29 de Agosto de 2015
3ª fase do curso

Realizou-se em Fátima, de 21 a 29 de Agosto passado, o início do 3º e último ano do V Curso Nacional de Música Litúrgica. A iniciativa, que já vem de Agosto de 1991, início do 1º Curso, é do Serviço Nacional de Música Sacra – um departamento do Secretariado Nacional de Liturgia – e visa preparar os agentes da música da Igreja, nomeadamente organistas, salmistas e directores de coro e assembleia, para um correcto e frutuoso exercício do seu ministério litúrgico. Participaram 55 alunos, na sua maioria jovens oriundos de quase todas as dioceses de Portugal, incluindo Açores, e até duas alunas da missão católica portuguesa de Londres. Os trabalhos do Curso decorreram em Fátima, nas instalações da Domus Carmeli, e tiveram o apoio financeiro do Santuário de Fátima, com a colaboração da firma Serafim Jerónimo, de Braga, que gentilmente disponibilizou os órgãos.

A meio do Curso ocorreu a visita de D. José Cordeiro, Presidente da Comissão Episcopal de Liturgia, que jantou com os alunos e dirigiu a todos palavras  de estímulo, destacando os bons frutos deste trabalho, inclusive na sua Diocese de Bragança, e reafirmando o empenho da Igreja portuguesa nesta iniciativa em favor da música litúrgica.

 

Tal como nos anos anteriores, o Curso, por ser intensivo, foi bastante exigente, com o tempo todo ocupado de manhã à noite, com aulas teóricas e práticas e tempos de esstudo, onde todos procuraram dar o melhor de si mesmos. Este terceiro ano ajudou a interiorizar e a consolidar matérias complexas, especialmente as relacionadas com a harmonia e a sua aplicação prática ao órgão litúrgico. Foi notório o progresso de muitos alunos nas várias áreas, sobressaindo interessantes valores, quer no canto quer no órgão quer na direcção coral. O Concerto do dia 28, nas instalações do Conservatório de Música de Ourém e Fátima, e a celebração litúrgica final, no dia 29 à tarde, na Igreja da Domus Carmeli, foram disso uma prova evidente. É motivo de alegria e de esperança ver como este trabalho, em que estão envolvidos tantos jovens, está a ajudar a mudar, ainda que lentamente, o panorama da música sacra em Portugal.

 

É Director deste Curso o P. António Cartageno. Os professores são: Emanuel Pacheco e António Mário Costa (Direcção Coral), Fernando Valente, António Mário Costa e António Esteireiro(Harmonia), Emanuel Pacheco (Formação Musical), António Esteireiro, Élio Carneiro, Tiago Ferreira e P. António Cartageno (Órgão/ Harmonia prática) P. Bernardino Costa, osb. (Liturgia), P. Pedro Miranda (História da Música Sacra), Joaquina Ly e Filipa Lã (Canto).

Os alunos levaram bastante trabalho para casa. As actividades deste terceiro ano completam-se com um fim-de-semana a 5 e 6 de Março de 2015. De 23 a 30 de Agosto de 2016 serão os exames finais.

A.C./F.M.


30 de Agosto de 2014
2ª fase do curso


Realizou-se em Fátima, de 22 a 30 de Agosto passado, o início do 2º ano do V Curso Nacional de Música Litúrgica. A iniciativa, que vem já de Agosto de 1991, início do 1º Curso, é do Serviço Nacional de Música Sacra – um departamento do Secretariado Nacional de Liturgia – e visa preparar os agentes da música da Igreja, nomeadamente organistas, salmistas e directores de coro e assembleia, para o correcto exercício do seu ministério litúrgico. Participaram 72 alunos, na sua maioria jovens, oriundos de quase todas as dioceses de Portugal, incluindo os Açores, e até duas alunas da missão católica portuguesa de Londres. Os trabalhos do Curso decorreram em Fátima, nas instalações da Domus Carmeli, e tiveram o apoio financeiro do Santuário de Fátima, com a colaboração da firma Serafim Jerónimo, de Braga, que gentilmente disponibilizou os órgãos.

O Curso, por ser intensivo, foi bastante exigente, com o tempo todo ocupado de manhã à noite, ora em sessões teóricas ora práticas e todos procuraram dar o melhor de si mesmos, em atitude de grande entrega e generosidade. Este segundo ano ajudou a interiorizar e a consolidar matérias complexas, especialmente as relacionadas com a harmonia e a sua aplicação prática no órgão litúrgico. Foi notório o progresso de muitos alunos nas várias áreas onde já sobressaem interessantes valores, quer no canto quer no órgão quer na direcção coral. É motivo de esperança ver como este trabalho, em que estão envolvidos tantos jovens, está a ajudar a mudar, ainda que lentamente, o panorama da música sacra em Portugal.

É Director deste Curso o P. António Cartageno. Os professores são: Emanuel Pacheco e António Mário Costa (Direcção Coral), Fernando Valente e António Mário Costa (Harmonia), Emanuel Pacheco (Formação Musical), António Esteireiro, Élio Carneiro, Tiago Ferreira e P. António Cartageno (Órgão/ Harmonia prática) P. Bernardino Costa, osb. (Liturgia), P. Pedro Miranda (História da Música Sacra), Joaquina Ly e Mário Alves (Canto).

Os alunos levaram bastante trabalho para casa. As actividades deste segundo ano completam-se com um fim-de-semana a 7 e 8 de Março de 2015.

A.C./F.M.






Gravações áudio da Eucaristia de encerramento. Domingo XXII do Tempo Comum


1 - Tende compaixao de mim - Fernando Lapa




2 - Kyrie - Estevao de Brito




3 - Salmo: A Minha Alma tem sede de Vós Meu Deus - M. Luís




4 - Aleluia - Vitor Pereira - Harmonia José Joaquim Ribeiro




5 - Herr Christ, der einig Gottes Sohn - J.G. Walther




6 - Sanctus - Estevao de Brito




7 - Agnus Dei - Estevao de Brito




8 - Como e Grande Senhor - Fernando Valente




9 - Improviso de Sigfrid Karg - Elert






31 de Agosto de 2013

Depois de um ano de paragem, arrancou em Fátima, de 23 a 31 de Agosto passado, o início do 1º ano de mais um Curso Nacional de Música Litúrgica – o quinto. A iniciativa, que vem já de Agosto de 1991, início do 1º Curso, é do Serviço Nacional de Música Sacra – um departamento do Secretariado Nacional de Liturgia – e visa preparar os agentes da música da Igreja, nomeadamente organistas, salmistas e directores de coro e assembleia, para o correcto exercício do seu ministério litúrgico. Participaram 88 alunos – o maior número desde sempre – na sua maioria jovens, oriundos de todas as dioceses de Portugal, incluindo as ilhas, e até duas alunas da missão católica portuguesa de Londres. Os trabalhos do Curso decorreram em Fátima, nas instalações da Domus Carmeli, e tiveram o apoio financeiro do Santuário de Fátima, com a colaboração da firma Serafim Jerónimo, de Braga, que gentilmente disponibilizou os órgãos.

A meio do Curso ocorreu a visita de D. Anacleto Oliveira, Presidente da Comissão Episcopal de Liturgia, que almoçou com os alunos e dirigiu a todos palavras de estímulo, reafirmando o empenho da Igreja portuguesa nesta iniciativa em favor da causa da música litúrgica no nosso país.

O Curso, por ser intensivo, foi bastante exigente, com o tempo todo ocupado de manhã à noite, ora em sessões teóricas ora práticas, mas todos procuraram dar o melhor de si mesmos, em atitude de grande entrega. É motivo de esperança ver como este trabalho, em que estão envolvidos tantos jovens, está a ajudar a mudar, ainda que lentamente, o panorama da música sacra em Portugal.

É Director deste Curso o P. António Cartageno. Os professores são: Emanuel Pacheco e António Mário Costa (Direcção Coral), Fernando Valente e António Mário Costa (Harmonia), Emanuel Pacheco (Formação Musical), António Esteireiro, Filipe Veríssimo, Tiago Ferreira e P. António Cartageno (Órgão/ Harmonia prática) P. Bernardino Costa, osb. (Liturgia), P. Pedro Miranda (História da Música Sacra), Filipa Lã e Joaquina Ly (Canto).

Além do encontro de Agosto, as actividades presenciais do 1º ano deste Curso completam-se com um fim de semana entre o Natal e a Páscoa, e assim será ao longo dos próximos 3 anos até aos exames finais, em Agosto de 2016.

António Cartageno / Emanuel Pacheco


Alunos e professores do V Curso de Música Litúrgica