Liturgia diária

Agenda litúrgica

2016-12-22

QUINTA-FEIRA da semana IV

Roxo – Ofício da féria.
Missa da féria, pf. II do Advento.

L1 1 Sam 1, 24-28; SaL1 Sam 2, 1. 4-5. 6-7. 8abcd
Ev Lc 1, 46-56

* Na Ordem de São Domingos – Aniversário da aprovação da Ordem dos Pregadores pelo Papa Honório III (1216).

 

 

Martirológio

1.   Comemoração de São Queremão, bispo de Nilópolis, e muitos outros mártires no Egipto: alguns deles, durante a perseguição do imperador Décio, dispersos pela fuga e errantes por lugares solitários, foram devorados pelas feras; outros morreram de fome, de frio ou de inanição; outros ainda, foram exterminados pelos bárbaros e pelos salteadores; todos eles, com diversos géneros de morte, foram coroados com a mesma glória do martírio.

2.   Comemoração de Santo Isquirião, mártir também no Egipto, que, no mesmo tempo, apesar dos opróbrios e injúrias, recusou sacrificar aos ídolos e morreu atravessado nas entranhas com uma estaca pontiaguda.

3.   Em Roma, junto à Via Labicana, no cemitério «ad Duas Lauros», trinta santos mártires, que receberam todos no mesmo dia a coroa do martírio.

4.   Em Rahiti, região do Egipto, quarenta e três santos monges mártires, que foram mortos pelos Blémios em ódio à religião cristã.

5*.   Em Utrecht, na Guéldria, região da Lotaríngia, actualmente na Holanda, Santo Hungero, bispo.

6*.   Em Londres, na Inglaterra, o Beato Tomás Holland, presbítero da Companhia de Jesus e mártir, que, no reinado de Carlos I, por exercer clandestinamente o ministério pastoral, foi condenado à morte na forca e entregou o espírito a Deus.

7.   Em Chicago, nos Estados Unidos da América do Norte, Santa Francisca Xavier Cabríni, virgem, que fundou o Instituto das Missionárias do Sagrado Coração de Jesus e com exímia caridade se dedicou ao cuidado dos emigrantes.

8♦.     Em Santander, cidade da Cantábria, no litoral da Espanha, o Beato Epifânio Gómez Álvaro, presbítero da Ordem de Santo Agostinho e mártir, que, durante a perseguição contra a fé, foi assassinado por ser religioso.