Liturgia diária

Agenda litúrgica

2016-12-31

SÁBADO, 7º dia da Oitava do Natal

Branco – Ofício como nos dias 25 e 31. Te Deum.
Missa própria, Glória, pf. do Natal.

L1 1 Jo 2, 18-21; Sal 95 (96), 1-2. 11-12. 13
Ev Jo 1, 1-18

* Proibidas as Missas de defuntos, excepto a exequial e no primeiro aniversário.
* Pode celebrar-se a memória de S. Silvestre I, papa, como se indica na p. 34, n. 8.
* I Vésp. de Santa Maria, Mãe de Deus – Compl. dep. I Vésp. dom.

 

 

Santo

S. SILVESTRE I, papa

 

 

Martirológio

São Silvestre I, papa, que dirigiu piedosamente a Igreja durante muitos anos, no tempo em que o imperador Constantino construiu as venerandas basílicas romanas e o Concílio de Niceia aclamou Cristo como Filho de Deus. Neste dia foi sepultado o seu corpo no cemitério de Priscila.

 

2.   Também em Roma, no cemitério dos Jordanos, junto à Via Salária Nova, as santas Donata, Paulina, Rogata, Dominanda, Serótina, Saturnina e Hilária, mártires.

3.   Em Sens, na Gália Lionense, actualmente na França, Santa Colomba, virgem e mártir.

4.   Em Constantinopla, hoje Istambul, na Turquia, São Zótico, presbítero, que se dedicou a providenciar o sustento dos órfãos.

5.   Em Jerusalém, Santa Melânia a Jovem, que, com seu esposo São Piniano, deixou Roma e partiu para a Cidade Santa, onde abraçaram a vida religiosa, ela entre as mulheres consagradas a Deus e ele entre os monges, e ambos descansaram numa santa morte.

6.   Em Ravena, na Flamínia, hoje na Emília-Romanha, São Barbaciano, presbítero.

7*.   Em Lausana, no território dos Helvécios, na hodierna Suíça, São Mário, bispo, que transferiu para esta cidade a sede de Avenches, edificou muitas igrejas e foi defensor dos pobres.

8.   Em La Louvesc, localidade situada nos montes próximos de Le Puy-en-Vélay, na França, São João Francisco de Règis, presbítero da Companhia de Jesus, que, pela pregação e celebração do sacramento da penitência, peregrinando sem descanso por montes e aldeias, trabalhou incansavelmente para a renovação da fé católica nos seus habitantes.

9*.   Na fortaleza de Mercués, perto de Cahors, na França meridional, o passamento do Beato Alano de Solminihac, bispo de Cahors, que, nas suas visitas pastorais, procurou promover a correcção dos costumes do povo e trabalhou com grande zelo apostólico para a renovação da Igreja a ele confiada.

10.   Em Paris, na França, Santa Catarina Labouré, virgem das Filhas da Caridade, que venerou de modo singular a Imaculada Mãe de Deus e resplandeceu pela sua simplicidade, caridade e paciência.

11♦.   Em Cágliari, na Sardenha, região da Itália, a Beata Josefina Nicoli, virgem das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo.