Liturgia diária

Agenda litúrgica

2017-11-02

QUINTA-FEIRA da semana XXX

Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos
Roxo ou preto – Ofício
Missa própria (3 formulários), pf. dos defuntos.

As leituras escolhem-se de entre as que se propõem no Leccionário das Missas de defuntos (cf. Leccionário VIII, p. 1069-1131). As que se indicam a seguir são apenas sugeridas.
Primeira Missa
L 1 Job 19, 1. 23-27a; Sal 26, 1. 4. 7 e 8b e 9a. 13-14
L 2 2 Cor 4, 14 – 5, 1
Ev Mt 11, 25-30
Segunda Missa
L 1 2 Mac 12, 43-46; Sal 102, 8 e 10. 13-14. 15-16. 17-18
L 2 2 Cor 5, 1. 6-10
Ev Jo 11, 21-27
Terceira Missa
L 1 Is 25, 6a-7-9; Sal 22, 1-3a. 3b-4. 5. 6
L 2 1 Tes 4, 13-18
Ev Jo 6, 51-58


* Proibidas todas as outras celebrações.
* Na Diocese do Algarve – Ofertório para o Seminário Diocesano.
* Na Arquidiocese de Évora – Ofertório para os Seminários Diocesanos.

 

 

Santo

COMEMORAÇÃO DE TODOS OS FIÉIS DEFUNTOS

 

 

Martirológio

Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, na qual a Igreja, Mãe piedosa, depois da sua solicitude em celebrar com os devidos louvores todos os seus filhos que se alegram no Céu, quer interceder diante de Deus pelas almas de todos os que nos precederam marcados com o sinal da fé e agora dormem na esperança da ressurreição, bem como por todos os defuntos desde o princípio do mundo cuja fé só Deus conhece, a fim de que, purificados de toda a mancha do pecado, sejam associados aos cidadãos celestes, para poderem gozar da visão da felicidade eterna.

 

2.   Comemoração de São Vitorino, bispo de Poetóvio, na Panónia, hoje Ptuj, na Eslovénia, que redigiu muitos escritos para explicar os livros da Sagrada Escritura e foi coroado com o martírio na perseguição do imperador Diocleciano.

3.   Em Trieste, na Ístria, actualmente na Itália, São Justo, mártir.

4.   Em Sebaste, na Arménia, hoje Sivas, na Turquia, os santos Cartério, Estiríaco, Tobias, Eudóxio, Agápio e companheiros, mártires, que, sendo soldados no tempo do imperador Licínio, segundo a tradição, foram lançados às chamas por perseverarem na fé de Cristo.

5.   Na antiga Pérsia, os santos Acindino, Pegásio, Aftónio, Elpidíforo, Anempodisto e numerosos companheiros, mártires, que, segundo a tradição, padeceram no tempo do rei Sapor II.

6.   Em Vienne, cidade da Gália Lionense, hoje na França, São Donino, bispo, que se dedicou à obra da redenção dos cativos.

7.   Comemoração de São Marciano, eremita, que, nascido em Ciro, se retirou para o deserto na Calcedónia, na actual Turquia, onde vivia num estreitíssimo casebre, não se alimentando senão à tarde com uma pequena quantidade de pão e água, mas antepondo ao jejum o amor fraterno.

8.   No mosteiro de Agaune, entre os Helvécios, hoje Saint-Maurice-en-Valais, na Suíça, Santo Ambrósio, abade, que, tendo sido o superior do mosteiro de Île-Barbe, perto de Lião, foi transferido para esta sede em virtude da sua insigne observância religiosa, onde estabeleceu a prática da laus perennis, de modo que houvesse sempre monges cantando no coro os louvores de Deus.

9.   Junto a uma fonte situada em Holywell, localidade do País de Gales, Santa Vinfreda, virgem, que é venerada como monja insigne.

10.   Em Vienne, cidade da Borgonha, na hodierna França, São Jorge, bispo.

11.   No mosteiro de Claraval, também na Borgonha, o sepultamento de São Malaquias, bispo de Down e Connor, na Irlanda, que renovou a vida da sua Igreja e, neste mosteiro, quando se dirigia a Roma, entregou o seu espírito ao Senhor na presença do abade São Bernardo.

12*.   Em Mortagne, cidade da Normandia, na França, a Beata Margarida de Lorena, que era duquesa de Alençon e, ao ficar viúva, abraçou a vida religiosa no mosteiro das Clarissas, que ela tinha fundado.

13*.   Em Andover, no condado de Hampshire, na Inglaterra, o Beato João Bodey, mártir, que, sendo mestre-escola, por não aceitar a autoridade da rainha Isabel I em assuntos espirituais, foi enforcado e esquartejado.

14*.   Em Casale, na Flamínia, hoje na Emília-Romanha, região da Itália, o Beato Pio de São Luís (Luís Campidélli), religioso da Congregação da Paixão, que, ainda jovem, tendo sido vítima de uma grave enfermidade, se conformou plenamente com a vontade divina.