Liturgia diária

Agenda litúrgica

2017-12-27

QUARTA-FEIRA, 3º dia da Oitava do Natal

S. João, Apóstolo e Evangelista – FESTA
Branco – Ofício da festa. Te Deum.
Missa própria, Glória, pf. do Natal.

L 1 1 Jo 1, 1-4; Sal 96 (97), 1-2. 5-6. 11-12
Ev Jo 20, 2-8

* Proibidas as Missas de defuntos, excepto a exequial.

 

 

Santo

S. JOÃO, APÓSTOLO E EVANGELISTA

 

 

Martirológio

Festa de São João, Apóstolo e Evangelista, filho de Zebedeu, que, juntamente com seu irmão Tiago e com Pedro, foi testemunha da transfiguração e da paixão do Senhor, de quem recebeu, junto à cruz, Maria como mãe. No seu Evangelho e em outros escritos mostra-se como teólogo, que, tendo contemplado a glória do Verbo encarnado, anunciou o que viu com os próprios olhos.

 

2*.   Comemoração de Santa Fabíola, viúva romana, que, segundo o testemunho de São Jerónimo, destinou toda a sua vida de penitência em benefício dos pobres.

3.   Em Apameia, na Bitínia, na hodierna Turquia, a paixão de São Teodoro, monge da laura de São Sabas, na Palestina, presbítero e mártir, que, em Constantinopla, juntamente com seu irmão São Teófanes, por defender o culto das sagradas imagens, depois de sofrer a flagelação, o cativeiro, o exílio e o suplício da incisão de estigmas na fronte, o que lhe valeu o nome de Graptós, quer dizer, “Marcado”, finalmente morreu no cárcere.

4*.     Em Santander, cidade da Cantábria, no litoral da Espanha, o Beato Alfredo Parte Saiz, presbítero da Ordem dos Clérigos Regrantes das Escolas Pias e mártir, que, durante a perseguição, por ser sacerdote foi conduzido ao glorioso martírio.

5*.     Num barco ancorado ao largo da mesma cidade de Santander, na Espanha, o Beato José Maria Corbin Ferrer, mártir, que travou um glorioso combate por Cristo.

6♦.   Junto ao rio Danúbio, na Hungria, a Beata Sara Salkaházi, virgem da Congregação das Religiosas da Assistência e mártir.

7♦.     No campo de concentração de Hersbruck, na Alemanha, o Beato Odoardo Focheríni, pai de família e mártir, natural de Cárpi, na Itália, que durante a Segunda Guerra Mundial exerceu heroicamente a favor dos oprimidos a sua actividade jornalística e a militância na Acção Católica, conseguindo inclusive salvar a vida a muitos judeus da perseguição nazista e morrendo ele próprio em ódio à fé, vítima deste regime hostil à dignidade humana e cristã.

8♦.     Em Biringi, no Congo-Zaire, o Beato Francisco Spoto, presbítero da Congregação dos Missionários Servos dos Pobres.