Liturgia diária

Agenda litúrgica

2017-02-14

TERÇA-FEIRA da semana VI

S. Cirilo, monge, e S. Metódio, bispo,
Padroeiros da Europa – FESTA
Branco – Ofício da festa. Te Deum.
Missa própria, Glória, pf. dos Santos.

L 1 Act 13, 46-49; Sal 116 (117), 1. 2
Ev Lc 10, 1-9

* Proibidas as Missas de defuntos, excepto a exequial.
* Na Prelatura da Santa Cruz e Opus Dei – Virgem Santa Maria, Mãe do amor formoso – FESTA
* Nas Dioceses de Cabo Verde – S. Cirilo e S. Metódio – MO

 

 

Santo

S. CIRILO, monge, e S. METÓDIO, bispo

 

 

Martirológio

Festa dos santos Cirilo, monge, e Metódio, bispo. Estes irmãos, naturais de Tessalónica, enviados para a Morávia pelo bispo Fócio de Constantinopla, ali pregaram a fé cristã e criaram um alfabeto próprio para traduzir da língua grega para a língua eslava os livros sagrados. Quando vieram a Roma, Cirilo, que antes se chamava Constantino, fez-se monge, e aí, atingido por uma enfermidade, neste dia adormeceu no Senhor. Metódio, ordenado pelo papa Adriano II bispo de Sírmium, hoje Sremska Mitrovica, na actual Sérvia, evangelizou incansavelmente a Panónia, onde sofreu muitas hostilidades, mas foi sempre apoiado pelo Pontífices Romanos. Recebeu a recompensa dos seus trabalhos em Velehrad, na Morávia, no dia 6 de Abril.

 

2.   Em Roma, na Via Flamínia, junto à ponte Mílvio, São Valentim, mártir.

3.   Em Spoleto, na Úmbria, região da Itália, São Vital, imortalizado pela integridade da fé e pela imitação de Cristo.

4.   Em Roma, no cemitério de Pretextato, junto à Via Ápia, São Zenão, mártir.

5.   Em Alexandria, no Egipto, a comemoração dos santos mártires Bassiano, Toniano, Proto, Lúcio, que foram lançados ao mar; Cirião, presbítero, Agatão, exorcista, Moisés, que foram queimados no fogo; Dionísio e Amónio, que, passados ao fio da espada, alcançaram a glória eterna.

6.   Em Ravena, na Flamínia, hoje na Emília-Romanha, região da Itália, Santo Eleucádio, bispo.

7.   No monte Skopa, na Bitínia, hoje na Turquia, Santo Auxêncio, presbítero e arquimandrita, que, desse lugar eminente, como de uma cátedra, apregoava a fé calcedonense com a potente voz das suas virtudes.

8*.   Comemoração de São Nostriano, bispo de Nápoles, na Itália.

9.   Em Sorrento, na Campânia, região da Itália, Santo Antonino, abade, que, depois de ter sido destruído pelos Lombardos o seu mosteiro, se retirou para a solidão.

10.     Em Córdova, na Espanha, São João Baptista da Conceição Garcia, presbítero da Ordem da Santíssima Trindade, que empreendeu a renovação da Ordem e a defendeu com ingente ardor no meio de graves dificuldades e ásperas tribulações.

11*.   Em Valência, na Espanha, o Beato Vicente Vilar David, mártir, que, durante a perseguição religiosa, acolheu em sua casa sacerdotes e religiosas e preferiu morrer a negar a fé.