Liturgia diária

Agenda litúrgica

2017-02-22

QUARTA-FEIRA da semana VII

Cadeira de S. Pedro, Apóstolo – FESTA
Branco – Ofício da festa. Te Deum.
Missa própria, Glória, pf. dos Apóstolos.

L 1 1 Pedro 5, 1-4; Sal 22 (23), 1-3. 4. 5. 6
Ev Mt 16, 13-19
* Proibidas as Missas de defuntos, excepto a exequial.
* Na Diocese de Santiago (Cabo Verde) – Aniversário da Ordenação episcopal de D. Arlindo Gomes Furtado, Cardeal (2004).

 

 

Santo

CADEIRA DE S. PEDRO, Apóstolo

 

 

Martirológio

Festa da Cadeira de São Pedro, Apóstolo, a quem o Senhor disse: «Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja». No dia em que os Romanos costumavam honrar a memória dos seus defuntos, celebra-se o dia natal de São Pedro na Cadeira apostólica, que é venerada com o seu monumento no Vaticano e tem a missão de presidir à assembleia universal da caridade.

 

2.   Em Hierápolis, na Frígia, na actual Turquia, São Papias, bispo, que, tendo sido ouvinte de São João o Presbítero e companheiro de São Policarpo, explicou sabiamente as palavras do Senhor.

3.   Em Vienne, na Gália Lionense, actualmente na França, São Pascásio, memorável pela sua sabedoria e santidade de vida.

4.   Em Ravena, na Emília-Romanha, região da Itália, São Maximiano, bispo, que cumpriu fielmente o seu ministério pastoral e combateu contra os hereges pela unidade da Igreja.

5.   Em Faenza, na Emília-Romanha, o dia natal de São Pedro Damião, cuja memória se celebra na véspera deste dia.

6*.   Em Longchamp, junto de Paris, na França, a Beata Isabel, virgem, que, sendo irmã do rei Luís IX, renunciou às núpcias régias e aos prazeres do mundo e fundou um convento das Irmãs Menores, com as quais serviu a Deus em humildade e pobreza.

7.   Em Cortona, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, Santa Margarida, que, fortemente comovida pela morte do seu amante, lavou com uma salutar vida de penitência as manchas da sua juventude e, recebida na Ordem Terceira de São Francisco, se retirou na admirável contemplação das realidades celestes e foi favorecida por Deus com carismas extraordinários.

8*.   Em Sendai, cidade do Japão, o Beato Diogo Carvalho, presbítero da Companhia de Jesus e mártir, que, depois de diversos ultrajes, cárceres e duras caminhadas em pleno Inverno, submetido finalmente ao suplício da água gelada, com fé inquebrantável morreu por Cristo com muitos companheiros.

9*.   Em Florença, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, a Beata Maria de Jesus (Emilia d’Oultremont d’Hooghvorst), que, na Bélgica, sendo mãe de quatro filhos e ficando viúva, sem de modo algum negligenciar os cuidados maternos, se dedicou à constituição e direcção da Sociedade das Irmãs de Maria Reparadora e, confiando no auxílio divino, superadas não poucas enfermidades, concluiu piedosamente a sua peregrinação terrena quando regressava à sua pátria.