Liturgia diária

Agenda litúrgica

2017-04-15

SÁBADO SANTO

Roxo.
Ofício próprio.

* Hoje, antes da Vigília Pascal, a sagrada comunhão só pode ser levada como Viático.
* As Completas são omitidas por aqueles que participam na Vigília Pascal.

 

 

Martirológio

1.   Na Trácia, região do Sul da Europa, os santos Teodoro e Pausilipo, mártires, que, segundo a tradição, sofreram a morte no tempo do imperador Adriano.

2.   Em Mira, na Lícia, na actual Turquia, São Crescente, que sofreu o martírio na fogueira.

3.   No Monte d’Oro, no Piceno, hoje nas Marcas, região da Itália, São Marão, mártir.

4.   Em Roma, junto de São Pedro, a comemoração de Santo Abúndio, que, segundo o testemunho do papa São Gregório, foi humilde e fiel mansionário desta igreja.

5.   Em Scissy, no território de Coutances da Gália, na actual França, o sepultamento de São Paterno, bispo de Avranches, que fundou muitos mosteiros e, eleito já septuagenário para a sede episcopal, finalmente, com grande contentamento entregou a sua alma a Deus no mosteiro deste lugar.

6*.   No mosteiro de Landelles, no território de Bayeux, na Normandia, actualmente também na França, Santo Ortário, abade, dedicado a uma vida de austeridade e de oração e assíduo na assistência aos enfermos e aos pobres.

7*.   Em Avinhão, na Provença, região da França, o Beato César de Bus, presbítero, que, convertendo-se da vida mundana, se dedicou à pregação e à catequese e fundou a Congregação dos Padres da Doutrina Cristã, destinada a dar glória a Deus pela formação dos fiéis.

8*.   Em Kalawao, na ilha de Molokai, na Oceania, São Damião de Veuster (José de Veuster), presbítero da Congregação dos Missionários dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, que se consagrou com tanta magnanimidade à assistência dos leprosos, que também ele sucumbiu atingido pela lepra.