Liturgia diária

Agenda litúrgica

2017-04-29

SÁBADO da semana II

S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja,
Padroeira da Europa – FESTA
Branco – Ofício da festa. Te Deum.
Missa própria, Glória, pf. dos Santos.

L 1 1 Jo 1, 5 – 2, 2; Sal 102 (103), 1-2. 3-4. 8-9. 13-14. 17-18a
Ev Mt 11, 25-30

* Na Ordem de São Domingos e na Congregação das Irmãs Dominicanas de S. Catarina de Sena – S. Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja – FESTA e SOLENIDADE
* Na Congregação das Irmãs Missionárias de S. Pedro Claver – Aniversário da fundação do Instituto (1894).
* I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

 

 

Santo

S. CATARINA DE SENA, virgem e doutora da Igreja

 

 

Martirológio

Festa de Santa Catarina de Sena, virgem e doutora da Igreja, que, tendo tomado o hábito das Irmãs da Penitência de São Domingos, procurou conhecer a Deus em si mesma e a si mesma em Deus e configurar-se a Cristo crucificado. Trabalhou vigorosa e incansavelmente pela paz, pelo regresso do Pontífice Romano à sua cidade de Roma e pelo restabelecimento da unidade da Igreja, e escreveu excelentes obras de doutrina espiritual.

 

2*.   Comemoração de São Tíquico, discípulo do apóstolo São Paulo, a quem o Apóstolo nas epístolas chama irmão caríssimo, ministro fiel e seu companheiro no serviço do Senhor.

3.   Em Pisa, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, São Torpes, mártir.

4.   Em Nápoles, na Campânia, também região da Itália, São Severo, bispo, amado por Santo Ambrósio como irmão e pela sua Igreja como pai.

5.   Em Cluny, na Borgonha, na actual França, Santo Hugo, abade, que durante sessenta e um anos governou santamente o mosteiro deste lugar, sempre dedicado à esmola e à oração, guardião e protector eminente da disciplina monástica, administrador e promotor zeloso da santa Igreja.

6*.   Na abadia de La Lucerne d’Outremer, na Normandia, região da França, Santo Acardo, bispo de Avranches, que, tendo sido abade de São Víctor de Paris, escreveu vários tratados sobre a vida espiritual, destinados a conduzir a alma cristã ao mais alto grau de perfeição; e quando morreu, foi sepultado nesta abadia da Ordem Premonstratense, onde frequentemente se recolhia.

7.   Em Seul, na Coreia, Santo António Kim Song-u, mártir, que costumava reunir em sua casa muitos fiéis e, degolado no cárcere, morreu por Cristo.