Liturgia diária

Agenda litúrgica

2017-08-06

DOMINGO XVIII DO TEMPO COMUM

Transfiguração do Senhor – FESTA
Branco – Ofício da festa. Te Deum.
+ Missa própria, Glória, Credo, pf. próprio.

L 1 Dan 7, 9-10. 13-14; Sal 96 (97), 1-2. 5-6. 9 e 12
L 2 2 Pedro 1, 16-19
Ev Mt 17, 1-9

* Proibidas as Missas de defuntos, excepto a exequial.
* Em todas as Dioceses de Portugal – Começa a Semana Nacional da Mobilidade Humana.
* Na Diocese de Angra – Transfiguração do Senhor, Titular da Igreja Catedral sob o nome de São Salvador. Na Sé – SOLENIDADE; nas outras igrejas da Diocese – FESTA
* II Vésp. da festa – Compl. dep. II Vésp. dom.

Em Portugal – Lembrar aos fiéis que, no próximo domingo, o ofertório é para a Pastoral da Mobilidade Humana.

 

 

Santo

TRANSFIGURAÇÃO DO SENHOR

 

 

Martirológio

Festa da Transfiguração do Senhor, na qual Jesus Cristo, Filho Unigénito, em quem o Eterno Pai pôs toda a sua complacência, diante dos apóstolos Pedro, Tiago e João, com o testemunho da lei e dos profetas, manifestou a sua glória, para significar que a nossa humilde condição de servos por Ele assumida foi pela graça gloriosamente renovada, e proclamar até aos confins da terra que a imagem de Deus, plasmada no homem criado, embora corrompida em Adão, foi restaurada em Cristo.

 

2.   Em Roma, junto à Via Ápia, no cemitério de Calisto, a paixão de São Sisto II, papa, e seus companheiros, cuja memória se celebra amanhã.

3.   Em Alcalá de Henares, na Hispânia Cartaginense, hoje na Espanha, os santos irmãos Justo e Pastor, mártires, que, ainda crianças, deixando na escola as tabelas de escritura, correram espontaneamente ao encontro do martírio, onde o governador ordenou que fossem presos e fustigados; e encorajando-se um ao outro com recíprocas exortações, foram degolados com a espada, dando a vida por Cristo.

4.   Em Roma, junto de São Pedro, o sepultamento de Santo Hormisdas, papa, que, como bom promotor da paz, conseguiu que no Oriente fosse resolvido o cisma de Acácio e no Ocidente fossem respeitados pelos novos povos os direitos da Igreja.

5*.   Em Savona, na Ligúria, região da Itália, o Beato Octaviano, bispo e irmão do papa Calisto II, que, tanto no claustro como na cátedra episcopal, resplandeceu no serviço de Deus e dos irmãos.

6*.   No território do Luxemburgo, o Beato Gecelino, eremita, que viveu num bosque, sem tecto nem roupa, confiado em Deus que faz cair a neve como lã.

7.   Em Bolonha, na Emília-Romanha, região da Itália, o dia natal de São Domingos de Gusmão, presbítero, cuja memória se celebra no dia oito deste mês.

8*.   Em Montevideu, no Uruguai, a Beata Maria Francisca de Jesus (Ana Maria Rubatto), virgem, que, em Loano, cidade próxima de Savona, na Itália, fundou o Instituto das Irmãs Terciárias Capuchinhas e, partindo para a América Latina, se dedicou totalmente ao serviço dos pobres.

9*.   Perto de Gandia, no território de Valença, na Espanha, o Beato Carlos López Vidal, mártir, que, durante a perseguição contra a fé, alcançou a glória celeste.

10♦.   Em Roda-Holot, na Catalunha, também na Espanha, o Beato Adolfo Jaime (António Serra Hortal), religioso da Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs e mártir, que, no tempo da perseguição, mereceu passar à felicidade eterna.

11♦.   Em Talavera de la Reina, próximo de Toledo, também na Espanha, o Beato Saturnino Ortega Montealegre, presbítero da diocese de Toledo e mártir, que, durante a mesma perseguição contra a fé cristã, derramou o seu sangue por Cristo.

12*.   Perto de Munique, cidade da Baviera, na Alemanha, o Beato Tadeu Dulny, mártir, que, durante a ocupação militar da Polónia, por causa da sua fé em Cristo foi deportado para o campo de concentração de Dachau e, depois de terríveis suplícios, partiu deste mundo para a glória celeste.