Liturgia diária

Agenda litúrgica

2018-04-14

SÁBADO da semana II

Branco – Ofício da féria.
Missa da féria, pf. pascal.

L 1 Act 6, 1-7; Sal 32 (33), 1-2. 4-5. 18-19
Ev Jo 6, 16-21

* I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

 

 

Martirológio

1.   Em Roma, no cemitério de Pretextato, junto à Via Áppia, os santos Tibúrcio, Valeriano e Máximo, mártires.

2.   Em Antioquia, na Síria, hoje Antakya, na Turquia, as santas mártires Bérnica e Prosdoca, virgens, com sua mãe Senhorinha, que, em tempo de perseguição, ao fugirem para se salvar dos que atentavam contra a sua pureza, encontraram no rio o seu martírio.

3.   No deserto de Nítria, no Egipto, São Frontão, abade, que, com cerca de setenta companheiros, se retirou para a vida eremítica.

4*.   Em Elphin, na Irlanda, Santo Asaco ou Asico, bispo, que é considerado discípulo de São Patrício e primeiro bispo desta Igreja.

5.   Em Alexandria, no Egipto, Santa Tomaides, mártir.

6.   Em Lião, na Gália, hoje na França, São Lamberto, bispo, que tinha sido monge e depois abade de Fontenelle.

7*.   Em Montemarano, na Campânia, região da Itália, São João, bispo, que colocou todo o ardor da sua actividade na assistência aos pobres e na santificação do clero.

8*.   No mosteiro de Tiron, junto de Chartres, na França, São Bernardo, abade, que por várias vezes se refugiou para a vida eremítica nos bosques e na ilha de Chausey, mas também se dedicou a instruir e conduzir à perfeição evangélica os discípulos que a ele acorriam em grande número.

9*.   Em Avinhão, na Provença, região da França, São Bento, jovem pastor, por cuja virtude, com o auxílio de Deus, foi construída a ponte sobre o Ródano, de grande utilidade para os cidadãos.

10*.   Em Tuy, na Galiza, região da Espanha, o Beato Pedro González, vulgarmente conhecido como São Telmo, presbítero da Ordem dos Pregadores, que transformou o seu anterior desejo de glória em profunda humildade e se dedicou particularmente a ajudar os necessitados, em especial os navegantes e os pescadores.

11*.   Em Schiedam, na Géldria, hoje na Holanda, Santa Ludovina, virgem, que, pondo a sua confiança só em Deus, suportou as enfermidades corporais em toda a sua vida, pela conversão dos pecadores e redenção das almas.

12.   Em Cuevas de Vinromá, junto de Castellón de la Plana, na Espanha, a Beata Isabel (Josefina Calduch Rovira), virgem da Ordem das Clarissas Capuchinhas e mártir, que, em tempo de perseguição contra a fé cristã, morreu por seu divino Esposo, Jesus Cristo.