Liturgia diária

Agenda litúrgica

2018-05-10

QUINTA-FEIRA da semana VI

Rogações.
Branco – Ofício da féria.
Missa da féria ou uma das abaixo sugeridas, pf. pascal.

L 1 Act 18, 1-8; Sal 97 (98), 1. 2-3ab. 3cd-4
Ev Jo 16, 16-20

* Na Ordem Hospitaleira de S. João de Deus – S. João de Ávila, presbítero, Director Espiritual de S. João de Deus – MO
* Na Ordem de São Domingos – S. Antonino de Florença, bispo – MO
* Na Congregação dos Sagrados Corações – S. Damião de Veuster, apóstolo dos leprosos – MO

 

 

Martirológio

1.   Comemoração do Santo Job, homem de admirável paciência na terra de Hus.

2.   Em Mira, na Lícia, na actual Turquia, São Dioscórides, mártir.

3.   Em Lentíni, na Sicília, região da Itália, os santos Álfio, Filadélfio e Cirínio, mártires.

4.   Em Roma, junto à Via Latina, São Gordiano, mártir, que foi sepultado na cripta onde já anteriormente se veneravam as relíquias do mártir Santo Epímaco.

5.   Também em Roma, a comemoração dos santos Quarto e Quinto, mártires.

6*.   Na Irlanda, São Congal, abade, que fundou o célebre mosteiro de Bangor e sempre procedeu como pai sábio e guia prudente de uma grande pléiade de monges.

7.   Em Táranto, na Apúlia, região da Itália, São Cataldo, bispo e peregrino, provavelmente oriundo da Escócia.

8*.   Em Bourges, na Aquitânia, actualmente na França, Santa Solângia, virgem, que, segundo a tradição, se sujeitou ao martírio para conservar a castidade.

9*.   Em Pontoise, junto de Paris, na França, São Guilherme, presbítero, natural de Inglaterra, que foi pároco insigne pela sua piedade e zelo das almas.

10*.   Em Pádua, no Véneto, região da Itália, a Beata Beatriz d’Este, virgem, que fundou o mosteiro de Gémmola nas colinas Euganeias e, no breve tempo da sua vida monástica, percorreu um caminho árduo de santidade.

11*.   Em Sena, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, o passamento do Beato Nicolau Albergáti, bispo de Bolonha, que entrou ainda jovem na Ordem Cartusiana e, ordenado bispo, ajudou muito a Igreja com o seu zelo pastoral e as suas missões apostólicas.

12.   Em Montilla, localidade da Andaluzia, na Espanha, São João de Ávila, presbítero, que percorreu toda a região como pregador de Cristo e, injustamente acusado de heresia, foi encerrado num cárcere, onde escreveu a parte mais importante da sua doutrina espiritual.

13*.   Em Zagreb, na Croácia, o Beato João Merz, que, tendo-se dedicado aos estudos humanísticos e ao ensino, deu aos jovens um preclaro exemplo de educador fundamentado na fé em Cristo e de leigo cristão empenhado no progresso da sociedade.

14*.   Em Cremona, na Itália, o Beato Henrique Recuschíni, presbítero da Ordem dos Clérigos Regrantes Ministros dos Enfermos, que prestou serviço com profunda simplicidade aos doentes nos hospitais.