Liturgia diária

Agenda litúrgica

2018-05-14

SEGUNDA-FEIRA da semana VII

S. Matias, Apóstolo – FESTA
Vermelho – Ofício da festa. Te Deum.
Missa própria, Glória, pf. dos Apóstolos.

L 1 Act 1, 15-17. 20-26; Sal 112 (113), 1-2. 3-4. 5-6. 7-8
Ev Jo 15, 9-17

* Proibidas as Missas de defuntos, excepto a exequial.
* Na Diocese de Leiria-Fátima (Padroeira principal) – Nossa Senhora de Fátima – SOLENIDADE (transferida)
* Na Ordem Cartusiana – Nossa Senhora de Fátima – SOLENIDADE (transferida)
* Na Congregação das Irmãs Reparadoras de Nossa Senhora de Fátima – Nossa Senhora de Fátima, Titular e Padroeira principal da Congregação – SOLENIDADE (transferida)
* Na Congregação das Servas de Nossa Senhora de Fátima – Nossa Senhora de Fátima, Titular da Congregação – SOLENIDADE (transferida)

 

 

Santo

S. MATIAS, Apóstolo

 

 

Martirológio

Festa de São Matias, Apóstolo, que seguiu o Senhor Jesus desde o baptismo de João até ao dia em que Cristo subiu ao Céu; por isso, depois da Ascensão do Senhor, foi chamado pelos Apóstolos para ocupar o lugar do traidor Judas, a fim de que, contado entre os Doze, fosse testemunha da ressurreição.

2.   Na província da Ásia, na actual Turquia, São Máximo, mártir, que, durante a perseguição do imperador Décio, segundo a tradição, por apedrejamento entregou o espírito a Deus.

3.   Em Cimiez, na Provença, actualmente na França, São Pôncio, mártir.

4.   Na Síria, os santos Vítor e Corona, que sofreram ao mesmo tempo o martírio.

5.   Na ilha de Quios, na actual Grécia, Santo Isidoro, mártir, que, segundo a tradição, foi lançado num poço.

6.   Em Aquileia, na Venécia, hoje no Friúli-Venécia Giúlia, região da Itália, os santos Félix e Fortunato, que honraram esta cidade com o seu glorioso martírio.

7.   Na ilha da Sardenha, região da Itália, a comemoração das santas Justa e Heredina, mártires.

8*.   Em Arvena, na Aquitânia, hoje Clermont-Ferrand, na França, Santo Abrúnculo, bispo, que, expulso da sede episcopal de Langres por Gundebaldo, rei de Borgonha, ao chegar a Clermont foi eleito bispo desta Igreja.

9.   Também em Clermont-Ferrand, São Galo, bispo, homem humilde e pacífico, que foi tio paterno de São Gregório de Tours.

10*.   Em Lismore, na Irlanda, São Cartago, bispo e abade.

11*.   No mosteiro de Fontenelle, na Nêustria, actualmente na França, Santo Eremberto, que foi bispo de Toulouse e depois abraçou a vida monástica.

12*.   Em Santarém, cidade de Portugal, o Beato Gil de Vouzela, presbítero, que, depois de exercer a medicina em Paris, abandonou a sua vida dissoluta e ingressou na Ordem dos Pregadores, superando todas as tentações por meio de lágrimas, orações e abstinências.

13*.   Em Saint Mary of the Woods, localidade próxima de Indianópolis, nos Estados Unidos da América do Norte, Santa Teodora (Ana Teresa Guérin), virgem da Congregação das Irmãs da Providência, que, tendo nascido na França, apesar das enormes adversidades, sempre confiada na divina providência orientou com grande espírito de misericórdia a nascente comunidade daquele lugar.

14.   No território de Bétharram, perto de Pau, na vertente francesa dos montes Pireneus, São Miguel Garicots, presbítero, que fundou a Sociedade dos Sacerdotes Missionários do Sagrado Coração de Jesus.

15.   Em Nízza Monferrato, no Piemonte, região da Itália, Santa Maria Domingas Mazzarello, que, com São João Bosco, fundou o Instituto das Filhas de Maria Auxiliadora para a instrução das jovens pobres, procedendo sempre com admirável prudência e caridade.