V Curso Nacional de Música Litúrgica: conclusão

Terminou em Fátima, depois de quatro anos, o V Curso Nacional de Música Litúrgica! Entre os dias 23 a 30 de Agosto passado, cerca de meia centena de alunos, na sua maioria jovens, oriundos de quase todas as dioceses de Portugal, incluindo os Açores, e até duas alunas da Missão Católica Portuguesa de Londres, prestaram provas dos conhecimentos adquiridos durante o curso. Os trabalhos, que visaram, além dos exames, a preparação próxima dos mesmos, decorreram nas instalações da Domus Carmeli, e tiveram o apoio financeiro do Santuário de Fátima, com a colaboração da firma Serafim Jerónimo, de Braga, que gentilmente disponibilizou os órgãos.

A iniciativa, que vem já de Agosto de 1991, início do 1º Curso (que completa este ano o seu 25º aniversário!), é do Serviço Nacional de Música Sacra – um departamento do Secretariado Nacional de Liturgia – e visa preparar os agentes da música da Igreja, nomeadamente organistas, salmistas e directores de coro e assembleia, para o correcto exercício do seu ministério litúrgico. É Director deste Curso o P. António Cartageno. Os professores são: Emanuel Pacheco e António Mário Costa (Direcção Coral), Fernando Valente e António Mário Costa (Harmonia), Emanuel Pacheco (Formação Musical), António Esteireiro, Élio Carneiro, Tiago Ferreira e P. António Cartageno (Órgão/ Harmonia prática), P. Bernardino Costa, osb. (Liturgia), P. Pedro Miranda (História da Música Sacra), Joaquina Ly e Filipa Lã (Canto).


Na manhã do dia 30, teve lugar a sessão solene de encerramento do curso, com a presença do Sr. D. José Cordeiro, presidente da Comissão Episcopal de Liturgia e Espiritualidade. Depois da oração inicial, o Director do Curso, P. António Cartageno, dirigiu palavras de agradecimento a todos quantos, de uma forma directa ou indirecta, contribuiram para a realização deste curso. Tomou, de seguida, a palavra o Cón. António Ferreira dos Santos, iniciador deste Curso, deixando a todos uma mensagem de alento e de esperança. Procedeu-se, então, à entrega dos diplomas e certificados. Depois da intervenção do P. Pedro Ferreira, director do Secretariado Nacional de Liturgia, que se referiu ao curso como uma “pérola”, o Sr. D. José concluiu a sessão solene com palavras de satisfação e encorajamento a iniciativas como esta.

A.C./F.M.

2016-08-30 00:00:00