Imagens e Liturgia na Idade Média

3º Seminário Internacional de História da Arte
20 e 21 de Outubro de 2016


O seminário que avança agora para a 3ª edição, pretende promover a apresentação de estudos recentes e inovadores sobre a arte figurativa cristã realizada entre os séculos V e XV, em diferentes territórios e no contacto com distintas culturas e religiões. Conta com a participação de especialistas em várias áreas da História da Arte e de diferentes nacionalidades, académicos e também profissionais de outras instituições em que a arte medieval tem grande relevo, em particular os museus.

Promover a estreita partilha de conhecimentos entre as universidades e os museus é, aliás, um dos fortes objectivos destes seminários, desde o seu início.
Destinado não apenas a historiadores da arte e alunos, pretende ser também a face visível e compreensível de trabalhos de investigação recentemente desenvolvidos, para um público não especializado mas que demonstra interesse pelo património artístico e pela História.

Pretende-se, ao longo das sessões temáticas, questionar, debater e procurar entender as obras de arte figurativa nos seus contextos espacial, textual, ritual e/ou cultual (liturgias religiosas ou "políticas"), bem como entender o posicionamento da arte portuguesa no contexto artístico da Cristandade de então. Sendo Portugal um dos reinos medievais da Península Ibérica, e tendo mantido, desde a sua formação, múltiplos contactos com outros reinos do Ocidente e do Oriente, a arte portuguesa destes séculos deverá reflectir o intercâmbio de modelos e dos "saber fazer" postos em prática por artistas e comitentes, autóctones e estrangeiros. Por isso, e porque este é um campo de estudo que, em Portugal, tem ainda um amplo espaço de debate e de reflexão, o Seminário pretende dar um forte e inovador contributo.

Fonte:
https://www.bensculturais.com/snbci-noticias/795-imagens-e-liturgia-na-idade-media

2016-09-27 00:00:00