Viseu: 2º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica

No dia 27 de Outubro, no Centro Pastoral Diocesano de Viseu, realizou-se o 2º Encontro Diocesano de Pastoral Litúrgica, promovido pelo Secretariado Diocesano da Pastoral Litúrgica desta diocese.

Estiveram presentes cerca de 80 pessoas, oriundas dos diversos arciprestados da nossa Diocese. A temática do Encontro deu o título à conferência proferida pelo Padre Dr. Paulo Jorge Barbosa da Rocha, Pároco de Marecos, Milhundos e Penafiel, Diocese do Porto, e Assistente Nacional do CPM. Ao longo da sua reflexão, teve a oportunidade de afirmar: “Cuidar das famílias é cuidar da Igreja”, “Na família amadurece a primeira experiência eclesial, onde se reflete o mistério de Deus, é a primeira escola da Igreja”, “As famílias são um bem para a Igreja e a Igreja é um bem para as famílias”, “A família, em razão do Sacramento do Matrimónio, é Povo de Deus”, “A Espiritualidade Familiar é o Sacramento do Matrimónio vivido todos os dias, na fidelidade, na indissolubilidade, na liberdade, na comunhão e na procriação”, “A família vive à maneira de Deus”, “A família é imagem de Deus, é a transparência do amor de Deus”, “É preciso pensar a Pastoral da Igreja em chave familiar”.

Depois do ensaio e do almoço, o Cónego Jorge Seixas apresentou o livro de Cânticos para a Celebração do Matrimónio, do Secretariado Nacional de Liturgia, através do Serviço Nacional de Música Sacra. Ajudou os participantes a refletir sobre a importância da música nas celebrações do Sacramento do Matrimónio. “Se no matrimónio cristão celebramos o mistério da aliança de Deus com o homem, se celebramos a profundidade do amor que é afinal a própria natureza de Deus, se o matrimónio cristão consagra uma experiência de amor humano que é elevada à dignidade de epifania do mistério trinitário, a melhor música com que o devemos celebrar será aquela que nos revele esse mistério de dom, de amor, em suma, o próprio Deus”.

O Bispo de Viseu, D. António Luciano, esteve presente em diversos momentos, especialmente com a presidência na Oração da manhã e na celebração da Eucaristia de encerramento do Encontro, ocorrida na Igreja do Seminário Maior.

2018-10-29 00:00:00