Santos

São Francisco de Sales, bispo e doutor da Igreja

 

Nota Histórica

Memória

Francisco de Sales nasceu na Saboia (França) no ano 1567. Ordenado presbítero, trabalhou muito pela restauração da fé católica na sua pátria. Eleito bispo de Genebra, mostrou-se verdadeiro pastor do clero e dos fiéis, instruindo-­os com os seus escritos e obras, onde propõe uma via de santidade, acessível a todas as condições sociais, fundada inteiramente no amor de Deus. Juntamente com Santa Joana de Chantal, fundou a Ordem da Visitação. Morreu em Lião, no dia 28 de dezembro de 1622, e foi sepultado neste dia do ano seguinte, em Annecy.

 

Missa

Antífona de entrada Jr 3, 15
Eu vos darei pastores segundo o meu coração,
que vos apascentem com sabedoria e prudência.

Oração coleta
Senhor nosso Deus, que, para a salvação das almas,
quisestes que o bispo são Francisco [de Sales] se fizesse tudo para todos,
concedei-nos que, seguindo o seu exemplo,
dêmos testemunho da suavidade do vosso amor
ao serviço dos nossos irmãos.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus
e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo,
por todos os séculos dos séculos.


LEITURAS Da féria (ou do Comum)


Oração sobre as oblatas
Por este sacrifício que Vos oferecemos,
acendei em nós, Senhor, o fogo do Espírito Santo,
que abrasava o coração manso e humilde
de são Francisco de Sales.
Por Cristo nosso Senhor.

Antífona da comunhão Cf. Jo 10, 10
Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância, diz o Senhor.

Oração depois da comunhão
Deus todo-poderoso, por esta comunhão do vosso sacramento,
concedei-nos que,
imitando na terra a caridade e a mansidão de são Francisco,
alcancemos também com ele a glória do céu.
Por Cristo nosso Senhor.

 

Liturgia das Horas

Da «Introdução à Vida Devota»,
de São Francisco de Sales, bispo
(Parte 1, cap. 3) (Sec. XVII)

A devoção deve ser praticada de diversos modos

Na criação Deus ordenou às plantas que produzissem os seus frutos, cada qual segundo a sua espécie; do mesmo modo ordena Ele aos cristãos, que são as plantas vivas da sua Igreja, que produzam frutos de devoção, cada qual segundo a sua qualidade, o seu estado e a sua vocação.
A devoção deve ser exercida de maneira diferente pelo fidalgo e pelo operário, pelo criado e pelo príncipe, pela viúva, a solteira ou a mulher casada; e não somente isto: é necessário acomodar o exercício da devoção às forças, aos trabalhos e aos deveres de cada pessoa em particular.
Pergunto-vos, Filoteu, se estaria certo que um bispo quisesse viver na solidão como os Cartuxos; que os casados não quisessem amealhar mais que os Capuchinhos; que o operário passasse o dia na Igreja como o religioso; e que o religioso estivesse sempre sujeito a toda a espécie de encontros para serviço do próximo como o bispo. Não seria ridícula, desordenada e inadmissível tal devoção?
Contudo este erro acontece frequentemente. E no entanto, Filoteu, a devoção não prejudica ninguém quando é verdadeira, antes tudo aperfeiçoa e consuma; e quando se torna contrária à legítima ocupação de alguém, é sem dúvida falsa.
A abelha extrai o mel das flores sem lhes fazer mal, deixando-as intactas e frescas como as encontrou; todavia, a verdadeira devoção age melhor ainda, porque não somente não prejudica qualquer espécie de vocação ou de tarefa, como ainda as engrandece e embeleza.
Todas as variedades de jóias lançadas no mel se tornam mais brilhantes, cada qual segundo a sua cor; assim também cada um se torna mais agradável e perfeito na sua vocação se esta for conjugada com a devoção: a atenção à família torna-se mais paciente, o amor entre marido e mulher mais sincero, mais fiel o serviço que se presta ao príncipe, e mais suave e agradável o desempenho de todas as ocupações.
É um erro, se não mesmo uma heresia, querer banir a vida devota do regimento dos soldados, da oficina dos operários, da corte dos príncipes, do lar das pessoas casadas. É certo, Filoteu, que a devoção puramente contemplativa, monástica e religiosa não pode exercer-se em tais ocupações; mas para além destas três espécies de devoção, existem muitas outras próprias para o aperfeiçoamento daqueles que vivem nos estados seculares.
Onde quer que estejamos, podemos e devemos aspirar à vida perfeita.