Santos

Santa Hildegarda de Bingen, virgem e doutora da Igreja

 

Nota Histórica

Hildegarda nasceu em Bingen, na Alemanha, no ano 1098 e fez a profissão religiosa, no ano 1115, na Abadia beneditina do Monte de São Disibode. Cerca do ano 1150, fundou o mosteiro do Monte de São Ruperto, perto de Bingen, e orientou-o como Abadessa. Conhecedora das ciências naturais e da arte musical, expôs ao clero e ao povo, em muitos escritos, as revelações, que piedosamente ela experimentara na sua contemplação mística, pregou obras de penitência e refutou erros contra a doutrina, de tal modo que até mesmo os príncipes e os Romanos Pontífices procuraram solicitamente o seu conselho. Atingida pela doença, faleceu no ano de 1179.

 

Missa

Comum das virgens: para uma virgem;
ou Comum dos santos: para uma monja.

Oração coleta
Senhor nosso Deus, fonte de vida,
que imbuístes do espírito profético a virgem santa Hildegarda,
concedei-nos que, pelo seu exemplo e intercessão,
aprendamos os vossos caminhos
e conheçamos a claridade da vossa luz
no meio das trevas deste mundo.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus
e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo,
por todos os séculos dos séculos.


NO ORDENAMENTO DAS LEITURAS DA MISSA

Primeira Leitura Ct 8, 6-7, n. 731, 1.
Salmo Responsorial Sl 44, 11-12. 14-15. 16-17, n. 733,1.
Aleluia Mt 5, 8, n. 741, 3.
Evangelho Mt 25, 1-13, n. 742, 11.

 

Liturgia das Horas

Ofício de Leitura

Segunda Leitura
Das Cartas de Santa Hildegarda, virgem e doutora da Igreja
(Ep. LII: Wernerio de Kircheim, cum ceteris societatis suæ fratribus: PL 197, 269-271)
Imagem da Igreja

Estando eu prostrada durante muito tempo no leito da enfermidade, no ano da Encarnação do Senhor de mil cento e setenta, vi, vigilante de corpo e alma, uma imagem belíssima, na forma de uma mulher, que era distintíssima na sua elegância e diletíssima nas delícias da sua tão grande beleza, de forma que de maneira nenhuma a mente humana a poderia compreender. A sua estatura ia da terra ao céu.
A sua face refulgia com a maior claridade e os seus olhos observavam o céu. Estava revestida com uma veste alvíssima de branca seda e era envolvida com um manto ornamentado de pedras preciosíssimas, tais como a esmeralda, a safira, gemas e pérolas. Tinha nos pés uns sapatos de ónix. Mas a sua face estava manchada de pó, a sua veste tinha sido rasgada do lado direito, o manto tinha perdido a sua elegante beleza e os sapatos estavam enegrecidos.
Com alta e lúgubre voz ela clamava para as alturas do céu, dizendo: «Ouve, ó céu, porque a minha face está manchada; e tu, ó terra, lamenta-te, porque a minha veste está rasgada; e tu, abismo, estremece, porque os meus sapatos estão enegrecidos». E de novo dizia: «Eu escondi-me no coração do Pai, até ao momento em que o Filho do homem, que foi concebido e nasceu em virgindade, derramou o seu sangue, Ele que também me desposou e me dotou com esse mesmo sangue.
Com efeito, a fissura das chagas do meu esposo é recente e está aberta, enquanto as feridas dos pecados dos homens se manifestarem. Os sacerdotes de Cristo, que deviam tornar cândida a minha face e servir-me com candura, agravam estas mesmas chagas, andando de Igreja para Igreja, movidos pela sua excessiva avareza. Eles também rasgam a minha veste, porque são prevaricadores da lei, do Evangelho e do seu sacerdócio e, com isso, ofuscam o meu manto, porque negligenciam completamente os preceitos que neles foram instituídos, sem os cumprirem de boa vontade e de maneira perfeita com a abstinência, representada na esmeralda, nem com a dádiva de esmolas, representada na safira, nem com as outras boas e justas obras (com as quais Deus é honrado, representadas nas outras espécies de pedras preciosas). Os meus sapatos estão cada vez mais enegrecidos, porque eles não estão nos caminhos retos, isto é, nos caminhos duros e árduos da justiça, nem dão bons exemplos aos seus súbditos, embora eu conserve em alguns a candura da verdade debaixo dos meus sapatos, como se fosse um segredo meu.
E ouvi uma voz vinda do céu que dizia: «Esta imagem representa a Igreja. Por isso, tu, ó homem, que vês estas coisas e ouves estas palavras plangentes, comunica isto aos sacerdotes que foram ordenados e constituídos para dirigir e ensinar o povo de Deus, aos quais, juntamente com os Apóstolos, foi dito: Ide pelo mundo inteiro e pregai o Evangelho a toda a criatura».

Responsório Dn 2,21-22; 1Cor 12,11
R. O Senhor dá a sabedoria aos sábios e a ciência aos inteligentes. * O Senhor revela os mistérios profundos e ocultos, e com Ele habita a luz.
V. O mesmo e único Espírito realiza tudo isto, distribuindo os seus dons a cada um, conforme entende. * O Senhor revela os mistérios profundos e ocultos, e com Ele habita a luz.

Oração
Senhor nosso Deus, fonte de vida, que imbuístes do espírito profético a virgem santa Hildegarda, concedei-nos que, pelo seu exemplo e intercessão, aprendamos os vossos caminhos e conheçamos a claridade da vossa luz no meio das trevas deste mundo. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.