Santos

Santíssimo Nome de Jesus

 

Nota Histórica

 

Missa

ANTÍFONA DE ENTRADA Filip 2, 10-11
Ao nome de Jesus todos se ajoelhem
no céu, na terra e nos abismos
e toda a língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor
para glória de Deus Pai.


ORAÇÃO COLECTA
Concedei-nos, Senhor, que, venerando o santíssimo Nome de Jesus, saboreemos nesta vida a suavidade deste nome e recebamos no Céu a felicidade eterna. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


LEITURA I Filip 2, 1-11
«Tende os mesmos sentimentos de Cristo Jesus»

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Filipenses
Irmãos: Se há em Cristo alguma consolação, algum conforto na caridade, se existe alguma comunhão no Espírito, alguns sentimentos de ternura e misericórdia, então completai a minha alegria, tendo entre vós os mesmos sentimentos e a mesma caridade, numa só alma e num só coração. Não façais nada por rivalidade nem por vanglória; mas, com humildade, considerai os outros superiores a vós mesmos, sem olhar cada um aos seus próprios interesses, mas aos interesses dos outros. Tende em vós os mesmos sentimentos que havia em Cristo Jesus. Ele, que era de condição divina, não Se valeu da sua igualdade com Deus, mas aniquilou-Se a Si próprio. Assumindo a condição de servo, tornou-Se semelhante aos homens. Aparecendo como homem, humilhou-Se ainda mais, obedecendo até à morte, e morte de cruz. Por isso, Deus O exaltou e Lhe deu um nome que está acima de todos os nomes, para que ao nome de Jesus todos se ajoelhem, no céu, na terra e nos abismos, e toda a língua proclame que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 8, 4-5.6-7.8-9 (R. 2)
Refrão: Como é admirável o vosso nome em toda a terra,
Senhor, nosso Deus!

Quando contemplo os céus, obra das vossas mãos,
a lua e as estrelas que lá colocastes,
que é o homem para que Vos lembreis dele,
o filho do homem para dele Vos ocupardes?

Fizestes dele quase um ser divino,
de honra e glória o coroastes;
destes-lhe poder sobre a obra das vossas mãos,
tudo submetestes a seus pés:

Ovelhas e bois, todos os rebanhos,
e até os animais selvagens,
as aves do céu e os peixes do mar,
tudo o que se move nos oceanos.

ALELUIA Mt 1, 21
Refrão: Aleluia. Repete-se
O que nela se gerou é fruto do Espírito Santo;
Ela dará à luz um filho e tu pôr-Lhe-ás o nome de Jesus. Refrão


EVANGELHO Lc 2, 21-24
«Deram-Lhe o nome de Jesus»

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Quando se completaram os oito dias para o Menino ser circuncidado, deram-Lhe o nome de Jesus, indicado pelo Anjo, antes de ter sido concebido no seio materno. Ao chegarem os dias da purificação, segundo a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, para O apresentarem ao Senhor, como está escrito na Lei do Senhor: «Todo o filho primogénito varão será consagrado ao Senhor», e para oferecerem em sacrifício um par de rolas ou duas pombinhas, como se diz na Lei do Senhor.
Palavra da salvação.


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Deus Pai todo-poderoso, aceitai as oferendas que Vos apresen¬tamos em nome de Cristo, confiados na sua promessa de que alcançaremos tudo o que pedirmos em seu nome. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.


ANTÍFONA DA COMUNHÃO cf. Actos 4, 12
Não há outro nome dado aos homens
no qual encontremos a salvação.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Deus de misericórdia, concedei-nos a graça de venerar dignamente nestes santos mistérios Jesus Cristo, nosso Senhor, a cujo nome quisestes que se dobre todo o joelho e nele todos os homens se salvem. Ele que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.

 

Liturgia das Horas