
Agenda litúrgica
Sábado da semana IV
ANUNCIAÇÃO DO SENHOR – SOLENIDADE
Branco – Ofício da solenidade. Te Deum.
Missa própria, Glória, Credo, pf. próprio.
L 1 Is 7, 10-14; 8, 10; Sl 39 (40), 7-8a. 8b-9. 10. 11
L 2 Heb 10, 4-10
Ev Lc 1, 26-38
* Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial.
* Às palavras do Credo «E encarnou...», deve genufletir-se.
* Na Congregação das Irmãs Dominicanas da Anunciata – Anunciação do Senhor, Titular da Congregação – SOLENIDADE
* Na Congregação das Irmãs Filhas de Nossa Senhora das Dores – Anunciação do Senhor – SOLENIDADE
* Na Congregação dos Missionários Monfortinos – Anunciação do Senhor, Titular da Congregação – SOLENIDADE
* Na Congregação dos Missionários do Verbo Divino – Anunciação do Senhor, Titular da Congregação – SOLENIDADE
* Nas Congregações e Institutos da Família Paulista – Anunciação do Senhor, Titular do Instituto agregado «Nossa Senhora da Anunciação» (Anunciatinas) – SOLENIDADE
* No Instituto das Servas do Coração Imaculado de Maria – Aniversário da fundação do Instituto (1996).
* I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Calendário
Solenidade da Anunciação do Senhor, quando, na cidade de Nazaré, o Anjo do Senhor anunciou a Maria: «Conceberás e darás à luz um filho, que será chamado Filho do Altíssimo», e Maria respondeu, dizendo; «Eis a escrava do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra». E assim, chegada a plenitude dos tempos, o Filho Unigénito de Deus, que existia antes da criação do mundo, por nós homens e para a nossa salvação encarnou pelo Espírito Santo no seio da Virgem Maria e Se fez homem.
Missa
Santo
Martirológio
Emanuel Pacheco nomeado presidente do Serviço Nacional de Música Sacra
A Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade nomeou o professor Emanuel Pacheco, da diocese do Porto, presidente do Serviço Nacional de Música Sacra (SNMS).
Traditionis custodes: Rescrito da Audiência do Sumo Pontífice
Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos
Rescrito da Audiência do Sumo Pontífice
O Santo Padre, na Audiência concedida em 20 de fevereiro p.p. ao subscrito Cardeal Prefeito do Dicastério para o Culto Divino e a Disciplina dos Sacramentos, confirmou o que se segue acerca da implementação do Seu Motu Proprio Traditionis custodes de 16 de julho de 2021. São dispensas reservadas de modo especial à Sé Apostólica (cf. C.D.C., cân. 87 § 1):«Textos comuns» publicados no final dos Lecionários
Estive a ver o Ordo Lectionum Missae (edição de 1981), e encontrei algumas coisas que me chamaram a atenção. Há versículos antes do Evangelho que podem ser utilizados em vez daqueles que vêm indicados nos Leccionários. Exemplo disso são os números 163, 192, 201, 211, 218, 223, 303, 304 e 509 do referido Ordo Lectionum Missae. De igual modo, nos números 173 e 174 há textos comuns de Salmos responsoriais e Refrães, como se prevê na IGMR 61. Gostaria de saber se existem esses textos separados e devidamente organizados em Língua Portuguesa.