Liturgia diária

Agenda litúrgica

2022-11-07

Segunda-feira da semana XXXII

Verde – Ofício da féria.
Missa à escolha (cf. p. 19, n. 18).

L1: Tit 1, 1-9; Sal 23 (24), 1-2. 3-4ab. 5-6
Ev: Lc 17, 1-6

* Na Ordem Agostiniana – B. Graça de Cattaro, religioso – MF
* Na Ordem Carmelita e na Ordem dos Carmelitas Descalços – B. Francisco Palau e Quer, presbítero – MF
* Na Ordem de São Domingos – Todos os Santos da Ordem dos Pregadores – FESTA
* Na Congregação das Carmelitas Missionárias e na Congregação das Carmelitas Missionárias Teresianas – B. Francisco Palau e Quer, presbítero, Fundador das Congregações – FESTA
* Na Congregação da Paixão de Jesus Cristo – Missa anual pelos pais falecidos dos religiosos da Congregação.
* Na Diocese de Bragança-Miranda (Basílica de Santo Cristo de Outeiro) – I Vésp. do aniversário da Basílica de Santo Cristo de Outeiro.

 

Missa

 

Antífona de entrada Cf. Sl 87, 3
Chegue até Vós, Senhor, a minha oração,
inclinai o ouvido ao meu clamor.

Oração coleta
Deus omnipotente e misericordioso,
afastai de nós toda a adversidade,
para que, sem obstáculos do corpo ou do espírito,
possamos livremente cumprir a vossa vontade.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus
e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo,
por todos os séculos dos séculos.


LEITURA I (anos pares) Tito 1, 1-9
«Estabelecerás anciãos, segundo as minhas instruções»

Tito foi colocado à frente da Igreja da ilha de Creta, no Mar Mediterrâneo, para acabar de organizar a vida dessa comunidade recente. É ele o destinatário desta pequena carta que hoje começamos a ler. É admirável a longa frase que acompanha, logo de princípio, a dedicatória, e que é uma verdadeira acção de graças a Deus pelo plano de salvação que Ele tem sobre o mundo.

Início da Epístola do apóstolo São Paulo a Tito
Paulo, servo de Deus, Apóstolo de Jesus Cristo, para levar os eleitos de Deus à fé e ao conhecimento da verdade conforme à piedade, na esperança da vida eterna. Antes dos tempos antigos, Deus, que não mente, prometeu esta vida eterna, e no tempo determinado manifestou a sua palavra, através da mensagem que me foi confiada por ordem de Deus, nosso Salvador. A Tito, meu verdadeiro filho segundo a nossa fé comum, a graça e a paz de Deus nosso Pai e de Jesus Cristo, nosso Salvador! Eu deixei-te em Creta, para acabares de organizar o que faltava e estabeleceres anciãos em cada cidade, segundo as minhas instruções. O ancião deve ser irrepreensível, casado uma só vez; e os seus filhos sejam fiéis, sem fama de maus costumes ou insubordinação. O dirigente da comunidade, como administrador da casa de Deus, tem de ser irrepreensível; não pode ser arrogante, nem colérico, nem amigo do vinho, nem conflituoso, nem ávido de lucros desonestos. Pelo contrário, deve ser hospitaleiro, amigo do bem, ponderado, justo, piedoso, disciplinado. Deve ser de tal modo fiel na exposição da palavra, conforme ao ensino recebido, que seja capaz, não só de exortar na sã doutrina, mas também de refutar os que a contradizem.
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 23 (24), 1-2.3-4ab.5-6 (R. cf. 6)
Refrão: Esta é a geração dos que procuram o Senhor. Repete-se

Do Senhor é a terra e o que nela existe,
o mundo e quantos nele habitam.
Ele a fundou sobre os mares
e a consolidou sobre as águas. Refrão

Quem poderá subir à montanha do Senhor?
Quem habitará no seu santuário?
O que tem as mãos inocentes e o coração puro,
que não invocou o seu nome em vão nem jurou falso. Refrão

Este será abençoado pelo Senhor
e recompensado por Deus, seu Salvador.
Esta é a geração dos que O procuram,
que procuram a face do Deus de Jacob. Refrão


ALELUIA Filip 2, 15d.16a
Refrão: Aleluia. Repete-se
Vós brilhais como estrelas no mundo,
anunciando a palavra da vida. Refrão


EVANGELHO Lc 17, 1-6
«Se sete vezes vier ter contigo e te disser: ‘Estou arrependido’,
tu lhe perdoarás»

Esta leitura é constituída por uma série de pensamentos sobre a vida da comunidade dos cristãos, que há-de ser vivida segundo o espírito de Jesus: evitar o escândalo, perdoar as injúrias, viver da fé, precisamente o contrário do espírito do mundo em que reina o pecado e a divisão.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: «É inevitável que haja escândalos; mas ai daquele que os provoca. Melhor seria para ele que lhe atassem ao pescoço uma mó de moinho e o atirassem ao mar, do que ser ocasião de pecado para um só destes pequeninos. Tende cuidado. Se teu irmão cometer uma ofensa, repreende-o, e, se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se te ofender sete vezes num dia e sete vezes vier ter contigo e te disser: ‘Estou arrependido’, tu lhe perdoarás». Os Apóstolos disseram ao Senhor: «Aumenta a nossa fé». O Senhor respondeu: «Se tivésseis fé como um grão de mostarda, diríeis a esta amoreira: ‘Arranca-te daí e vai plantar-te no mar’, e ela vos obedeceria».
Palavra da salvação.


Oração sobre as oblatas
Olhai, Senhor, com benevolência
para o sacrifício que Vos apresentamos,
a fim de participarmos com sincera piedade
no memorial da paixão do vosso Filho.
Ele que vive e reina pelos séculos dos séculos.

Antífona da comunhão Cf. Sl 22, 1-2
O Senhor é meu pastor: nada me falta.
Leva-me a descansar em verdes prados.
Conduz-me às águas refrescantes e reconforta a minha alma.

Ou: Cf. Lc 24, 35
Os discípulos reconheceram o Senhor Jesus ao partir o pão.

Oração depois da comunhão
Nós Vos damos graças, Senhor,
pelo alimento celeste que recebemos
e imploramos da vossa misericórdia
que, pela ação do Espírito Santo,
perseverem na vossa graça
os que receberam a força do alto.
Por Cristo nosso Senhor.

 

Martirológio

1.   Em Pádua, na Venécia, hoje no Véneto, região da Itália, São Prosdócimo, que é considerado o primeiro bispo desta Igreja.

2.   Em Neocesareia, no Ponto, hoje Niksar, na actual Turquia, Santo Atenodoro, bispo, irmão de São Gregório Taumaturgo, tão eminente nas ciências divinas que, apesar da sua juventude, foi considerado digno de exercer o ministério episcopal.

3.   Em Albi, na Aquitânia, actualmente na França, a comemoração de Santo Amaranto, mártir.

4.   Em Melitene, na Arménia, hoje Malatya, na Turquia, os santos Hierão e muitos seus companheiros, mártires.

5.   Em Perúgia, na Úmbria, região da Itália, Santo Herculano, bispo e mártir, que, por ordem de Totila, rei dos Godos, foi decapitado.

6*.   Em Tours, na Nêustria, hoje na França, São Baldo, bispo, que distribuiu em esmolas para os pobres o dinheiro que lhe tinha deixado o seu predecessor.

7*.   No lugar depois chamado Congresbury, na Inglaterra, São Cungaro, abade, bretão de nascimento, em cujo nome se honram muitas povoações e igrejas.

8.   Em Estrasburgo, na Borgonha, na hodierna França, a comemoração de São Florêncio, bispo, que sucedeu a Santo Argobasto.

9.   Em Echternach, na Austrásia, hoje no Luxemburgo, o sepultamento de São Vilibrordo, que, de origem inglesa, foi ordenado bispo de Utrecht pelo papa São Sérgio I, pregou o Evangelho na Frísia e na Dinamarca e fundou sedes episcopais e mosteiros, até que, extenuado pelo trabalho e debilitado pela idade, adormeceu no Senhor dentro dos muros do mosteiro que tinha construído.

10*.   No monte Galésio, próximo de Éfeso, em território da actual Turquia, São Lázaro, estilita, que viveu em vários lugares durante muitos anos sobre a coluna, suportando peças de ferro e cadeias, sustentado apenas a pão e água, e com esta forma de vida atraiu a si muitos fiéis.

11.   Em Colónia, na Lotaríngia, actualmente na Alemanha, Santo Engelberto, bispo e mártir, que, por defender a justiça e a liberdade da Igreja, foi interceptado no caminho e espancado até à morte por uns sicários.

12*.   Em Pófi, localidade do Lácio, região da Itália, o Beato António Baldinúcci, presbítero da Companhia de Jesus, que se dedicou totalmente à pregação das missões populares.

13*.   Em Ket Cho, cidade do Tonquim, agora no Vietnam, os santos Jacinto Castañeda e Vicente Lê Quang Liêm, presbíteros da Ordem dos Pregadores e mártires, que, sob o regime de Trinh Sâm, coroaram os trabalhos evangélicos com o derramamento do seu sangue.

14.   Em Zunyi, localidade do Guizhou, província da China, São Pedro Wu Guosheng, catequista e mártir, que foi estrangulado por causa da sua fé em Cristo.

15.   Em Cremona, na Itália, São Vicente Gróssi, presbítero, que, dedicado ao ministério paroquial, fundou o Instituto das Filhas do Oratório.

16♦.   Em Paracuellos del Jarama, localidade próxima de Madrid, na Espanha, os beatos mártires Alfredo Fanjul Acebal, presbítero da Ordem dos Pregadores e companheiros[1] mártires, que, durante a perseguição contra a fé cristã, derramaram o seu sangue por Cristo.

 


[1]  São estes os seus nomes: Isabelino Carmona Fernández, João Mendilbelzua Ocerin e Vicente Rodríguez Fernández, presbíteros da Ordem dos Pregadores, José Delgado Pérez, religioso da Ordem dos Pregadores e Manuel Martin Pérez, religioso da Sociedade Salesiana.

 

17♦.   Também em Paracuellos de Jarama, o beato José Vega Riaño, presbítero da Congregação dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada e mártir, que, em tempo de perseguição religiosa, consumou o seu combate pela fé.

18♦.   Em Soto de Aldovea, localidade da província de Madrid, na Espanha, o Beato Serviliano Riaño, religioso da Congregação dos Missionários Oblatos de Maria Imaculada e mártir, que, por Cristo e pela Igreja, foi assassinado durante a perseguição religiosa.