Liturgia diária

Agenda litúrgica

2024-10-21

SEGUNDA-FEIRA da semana XXIX

Verde – Ofício da féria.
Missa à escolha.

L 1 Ef 2, 1-10; Sl 99 (100), 2. 3. 4. 5
Ev Lc 12. 13-21

* Na Congregação dos Irmãos das Escolas Cristãs (Lassalistas/La Salle) – B. Nicolau Barré, presbítero, da Ordem dos Mínimos – MF
* Na Congregação dos Missionários do Preciosíssimo Sangue – S. Gaspar del Búfalo, presbítero, Fundador da Congregação – SOLENIDADE
* Na Arquidiocese de Braga – I Vésp. de S. Martinho de Dume.
* Na Diocese da Guarda (Sé) – I Vésp. do aniversário da Dedicação da Igreja Catedral.
* Na Ordem de São Domingos – I Vésp. do aniversário da Dedicação das igrejas conventuais (nas igrejas em que se desconhece o dia da Dedicação).

 

Missa

 

Antífona de entrada Cf. Sl 16, 6.8
Respondei-me, Senhor, quando Vos invoco,
ouvi a minha voz, escutai as minhas palavras.
Guardai-me dos meus inimigos, Senhor.
Protegei-me à sombra das vossas asas.

Oração coleta
Deus todo-poderoso e eterno,
dai-nos a graça de consagrarmos sempre ao vosso serviço
a dedicação da nossa vontade e a sinceridade do nosso coração.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus
e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo,
por todos os séculos dos séculos.


LEITURA I (anos pares) Ef 2, 1-10
«Restituiu-nos à vida com Cristo e com Cristo nos fez sentar nos Céus»

É esta uma das mais belas páginas de S. Paulo: em Cristo, Deus fez de nós uma criação nova: com Ele, fez-nos morrer para o pecado; com Ele, ressuscitou-nos para uma vida nova; com Ele, elevou-nos ao Céu e sentou-nos junto de Si. E tudo isto por dom completamente gratuito. Se o que nós agora fazemos em ordem à nossa salvação é realmente nosso, é, antes de mais, dom de Deus.

Leitura da Epístola do apóstolo São Paulo aos Efésios
Irmãos: Vós estáveis mortos pelas faltas e pecados em que vivestes outrora, segundo o modo de ser deste mundo e obedecendo ao príncipe do mal que impera nos ares, esse espírito que actua nos homens rebeldes. Todos nós, que também éramos como eles, vivíamos antigamente submetidos aos desejos da nossa carne, satisfazendo os caprichos dos instintos e da imaginação e sendo por natureza filhos da ira, como os outros. Mas Deus, que é rico em misericórdia, pela grande caridade com que nos amou, a nós, que estávamos mortos por causa dos nossos pecados, restituiu-nos à vida com Cristo – é pela graça que fostes salvos – e com Ele nos ressuscitou e com Ele nos fez sentar nos Céus. Assim quis mostrar aos séculos futuros a abundante riqueza da sua graça e da sua bondade para connosco, em Jesus Cristo. De facto, é pela graça que fostes salvos, por meio da fé. A salvação não vem de vós: é dom de Deus. Não se deve às obras: ninguém se pode gloriar. Na verdade, nós somos obra de Deus, criados em Jesus Cristo, em vista das boas obras que Deus de antemão preparou, como caminho que devemos seguir.
Palavra do Senhor.


SALMO RESPONSORIAL Salmo 99 (100), 2.3.4.5 (R. 3b)
Refrão: O Senhor nos criou, pertencemos ao Senhor. Repete-se

Aclamai o Senhor, terra inteira,
servi o Senhor com alegria,
vinde a Ele com cânticos de júbilo. Refrão

Sabei que o Senhor é Deus,
Ele nos fez, a Ele pertencemos,
somos o seu povo, as ovelhas do seu rebanho. Refrão

Entrai pelas suas portas, dando graças,
penetrai em seus átrios com hinos de louvor,
glorificai-O, bendizei o seu nome. Refrão

Porque o Senhor é bom,
eterna é a sua misericórdia,
a sua fidelidade estende-se de geração em geração. Refrão


ALELUIA Mt 5, 3
Refrão: Aleluia. Repete-se
Bem-aventurados os pobres em espírito,
porque deles é o reino dos Céus. Refrão


EVANGELHO Lc 12, 13-21
«O que preparaste, para quem será?»

A vida vale mais do que as coisas! É assim que, a partir de um caso concreto que Lhe é apresentado, Jesus previne os seus discípulos contra o apego às riquezas, e, por meio de uma pequena parábola, lembra como é frágil esta vida. A lição é hoje tão oportuna como no tempo de Jesus, pois que somos hoje solicitados, talvez como nunca, para a procura e uso dos bens materiais. O Senhor nos ensina o equilíbrio que deve haver em relação a esses dons.

Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, alguém, do meio da multidão, disse a Jesus: «Mestre, diz a meu irmão que reparta a herança comigo». Jesus respondeu-lhe: «Amigo, quem Me fez juiz ou árbitro das vossas partilhas?». Depois disse aos presentes: «Vede bem, guardai-vos de toda a avareza: a vida de uma pessoa não depende da abundância dos seus bens». E disse-lhes esta parábola: «O campo dum homem rico tinha produzido excelente colheita. Ele pensou consigo: ‘Que hei de fazer, pois não tenho onde guardar a minha colheita? Vou fazer assim: Deitarei abaixo os meus celeiros para construir outros maiores, onde guardarei todo o meu trigo e os meus bens. Então poderei dizer a mim mesmo: Minha alma, tens muitos bens em depósito para longos anos. Descansa, come, bebe, regala-te’. Mas Deus respondeu-lhe: ‘Insensato! Esta noite terás de entregar a tua alma. O que preparaste, para quem será?’ Assim acontece a quem acumula para si, em vez de se tornar rico aos olhos de Deus».
Palavra da salvação.


Oração sobre as oblatas
Fazei, Senhor,
que possamos servir ao vosso altar
com plena liberdade de espírito,
para que estes mistérios que celebramos
nos purifiquem de todo o pecado.
Por Cristo nosso Senhor.

Antífona da comunhão Cf. Sl 32, 18-19
O Senhor vela sobre os seus fiéis,
sobre aqueles que esperam na sua bondade,
para libertar da morte as suas almas,
para os alimentar no tempo da fome.

Ou: Mc 10, 45
O Filho do homem veio ao mundo
para dar a vida pela redenção dos homens.

Oração depois da comunhão
Concedei, Senhor,
que a participação nos mistérios celestes
nos faça progredir na santidade,
nos obtenha as graças temporais
e nos confirme nos bens eternos.
Por Cristo nosso Senhor.

 

Martirológio

1.       Em Nicomédia, na Bitínia, hoje Izmit, na Turquia, os santos Dásio, Zótico e Caio, que eram servos do imperador Diocleciano e, falsamente acusados de terem incendiado o palácio, foram condenados à morte e lançados ao mar com grandes pedras atadas ao pescoço.

2.       Em Colónia, na Germânia, na hodierna Alemanha, a comemoração das santas virgens que deram a sua vida por Cristo no lugar da cidade onde mais tarde foi levantada a basílica dedicada à jovem Úrsula, virgem inocente, considerada a principal do grupo.

3.       Na ilha de Chipre, Santo Hilarião, abade, que, seguindo os passos de Santo Antão, depois de passar algum tempo em vida solitária perto da cidade de Gaza, foi fundador e exemplo da vida eremítica nesta região.

4.       Comemoração de São Malco, monge, cuja ilustre vida ascética em Marónia, perto de Antioquia da Síria, na actual Turquia, é referida por São Jerónimo.

5.       Em Bordéus, na Aquitânia, na actual França, São Severino, bispo, que, originário das terras do Oriente, foi honrosamente recebido por Santo Amando, que o quis como seu sucessor.

6.       Em Laon, na Gália, também na hodierna França, Santa Cilínia, mãe dos santos bispos Princípio de Soissons e Remígio de Reims.

7.       Em Lião, também na Gália, hoje na França, a comemoração de São Viador, leitor, que foi discípulo e ministro de São Justo, bispo de Lião, e o acompanhou no ermo do Egipto e na sua morte.

8*.     Em Tréveris, na Austrásia, actualmente na Alemanha, São Vendelino, eremita.

9*.     Em Marselha, na Provença da Gália, na hodierna França, São Mauronto, bispo, que foi também abade do mosteiro de São Vítor.

10*.   Em Cortona, na Etrúria, hoje na Toscana, região da Itália, o Beato Pedro Capúcci, presbítero da Ordem dos Pregadores, que, meditando sobre a morte, se voltou para as realidades celestes e com fervorosa pregação exortou os fiéis a evitar a morte eterna.

11♦.   Em Nishizaka, colina de Nagasáki, cidade do Japão, Julião Nakaura, religioso da Companhia de Jesus e mártir.

12.     Em Seul, na Coreia, São Pedro Yu Tae-ch’ol, mártir, que, com a idade de treze anos, no cárcere exortava os companheiros de cativeiro a suportar os suplícios e, flagelado com cem açoites e depois estrangulado, consumou o seu martírio.

13♦.   Em Montes de Saja, na Cantábria, no litoral da Espanha, o Beato Estanislau Garcia Obeso, presbítero da Ordem dos Pregadores e mártir, que, no tempo da perseguição, pela sua morte gloriosamereceu passar à felicidade eterna.

14*.   Em Belencito, povoação próxima de Medellin, na Colômbia, Santa Laura de Santa Catarina de Sena (Laura Montoya y Upegui), virgem, que, com grande sucesso se dedicou a anunciar o Evangelho aos indígenas que ainda desconheciam a fé em Cristo e fundou a Congregação das Irmãs Missionárias de Maria Imaculada e Santa Catarina de Sena.