Liturgia diária
Agenda litúrgica
2024-12-07
SÁBADO da semana I
S. Ambrósio, bispo e doutor da Igreja – MO
Branco – Ofício da memória.
Missa da memória, pf. I do Advento.
L 1 Is 30, 19-21. 23-26; Sl 146 (147), 1-2. 3-4. 5-6
Ev Mt 9, 35 – 10, 1. 6-8
* I Vésp. da Imaculada Conceição da Virgem santa Maria.
* Nas Dioceses de Cabo Verde – I Vésp. do dom.
Missa
Antífona de entrada Cf. Sl 79, 2.4
Vinde em nosso auxílio, Senhor, que estais no céu.
Mostrai-nos o vosso rosto e seremos salvos.
Oração coleta
Senhor nosso Deus,
que, para libertar a humanidade da escravidão do pecado,
enviastes ao mundo o vosso Filho unigénito,
concedei aos que esperam o auxílio da vossa graça,
a recompensa da verdadeira liberdade.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus
e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo,
por todos os séculos dos séculos.
LEITURA I Is 30, 19-21.23-26
«À voz da tua súplica, o Senhor terá compaixão de ti»
A última palavra desta primeira semana do Advento é uma palavra de consolação e de grande esperança, porque Deus está sempre com o seu povo, tem misericórdia dele, guia-o pelo caminho seguro, não lhe faltará com o necessário, será o médico para os seus males. Todas estas imagens, que não se hão de entender de maneira material, evocam a felicidade dos tempos do Messias; Ele há de reconduzir o homem ao paraíso reencontrado.
Leitura do Livro de Isaías
Eis o que diz o Senhor Deus, o Santo de Israel: «Povo de Sião, que habitas em Jerusalém, tu não voltarás a chorar. À voz da tua súplica, o Senhor terá compaixão de ti; logo que ouvir os teus clamores, Ele te responderá. O Senhor poderá dar-te a comer o pão da angústia e a beber a água da tribulação; mas Aquele que te ensina não Se esconderá mais e os teus olhos verão Aquele que te ensina. Se te desvias para a direita ou para a esquerda, os teus ouvidos ouvirão dizer atrás de ti: ‘É este o caminho; segui por ele’. O Senhor te dará a chuva para a semente que tiveres lançado à terra e o pão que a terra produzir será farto e nutritivo. Nesse dia, os teus rebanhos pastarão em extensos prados; os bois e os jumentos que lavram a terra comerão forragem com sal, limpa com a pá e a joeira. Em todo o alto monte e em toda a colina elevada, haverá regatos e águas correntes, no dia da grande mortandade, quando as torres se desmoronarem. Então a claridade da lua será como a luz do sol e a luz do sol ficará sete vezes mais forte; nesse dia, o Senhor tratará as chagas do seu povo e curará as feridas dos seus golpes».
Palavra do Senhor.
SALMO RESPONSORIAL Salmo 146 (147), 1-2.3-4.5-6 (R. Is 30, 18)
Refrão: Felizes os que esperam no Senhor. Repete-se
Louvai o Senhor, porque é bom cantar,
é agradável e justo celebrar o seu louvor.
O Senhor edificou Jerusalém,
congregou os dispersos de Israel. Refrão
Sarou os corações dilacerados
e ligou as suas feridas.
Fixou o número das estrelas
e deu a cada uma o seu nome. Refrão
Grande é o nosso Deus e todo-poderoso,
é sem limites a sua sabedoria.
O Senhor conforta os humildes
e abate os ímpios até ao chão. Refrão
ALELUIA Is 33, 22
Refrão: Aleluia Repete-se
O Senhor é o nosso legislador, o nosso juiz,
o nosso rei:
Ele próprio vem salvar-nos. Refrão
EVANGELHO Mt 9, 35 – 10, 1.6-8
«Ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão»
Que a leitura de Isaías, anteriormente proclamada, se há de entender, antes de mais, em sentido espiritual, mostra-o esta passagem do Evangelho, que se lhe segue. Jesus percorre cidades e aldeias a proclamar a Boa-Nova do reino de Deus. E, como sinais desse reino no meio dos homens, faz uma série de obras boas, mostra compaixão pelas multidões fatigadas e abatidas, envia os seus discípulos com a sua própria missão, como prolongamento de Si mesmo, para realizarem as mesmas acções que Ele realizava. Agora, na Igreja e pela Igreja, o Senhor continua a sua vinda de salvação. Assim se manifesta que a história da salvação continua a realizar-se ao longo de todas as gerações.
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Mateus
Naquele tempo, Jesus percorria todas as cidades e aldeias, ensinando nas sinagogas, pregando o Evangelho do reino e curando todas as doenças e enfermidades. Ao ver as multidões, encheu-Se de compaixão, porque andavam fatigadas e abatidas, como ovelhas sem pastor. Jesus disse então aos seus discípulos: «A seara é grande, mas os trabalhadores são poucos. Pedi ao Senhor da seara que mande trabalhadores para a sua seara». Depois chamou a Si os seus Doze discípulos e deu-lhes poder de expulsar os espíritos impuros e de curar todas as doenças e enfermidades. Jesus deu-lhes também as seguintes instruções: «Ide às ovelhas perdidas da casa de Israel. Pelo caminho, proclamai que está perto o reino dos Céus. Curai os enfermos, ressuscitai os mortos, sarai os leprosos, expulsai os demónios. Recebestes de graça, dai de graça».
Palavra da salvação.
Oração sobre as oblatas
Fazei, Senhor, que a oblação deste sacrifício
se renove sempre na vossa Igreja,
de modo que a celebração do mistério por Vós instituído
realize em nós plenamente a obra da salvação.
Por Cristo nosso Senhor.
Prefácio I ou I-A do Advento.
Antífona da comunhão Cf. Ap 22, 12
Virei sem demora, diz o Senhor,
para dar a cada um a recompensa das suas obras.
Oração depois da comunhão
Concedei, Senhor, pela vossa bondade,
que este divino sacramento nos livre do pecado
e nos prepare para as festas que se aproximam.
Por Cristo nosso Senhor.
Santo
Santo Ambrósio, bispo e doutor da Igreja
Martirológio
Memória de Santo Ambrósio, bispo de Milão e doutor da Igreja, que descansou no Senhor na noite santa da Páscoa de quatro de Abril, mas é venerado neste dia, em que, ainda catecúmeno, foi eleito para dirigir esta célebre sede episcopal, quando exercia o ofício de prefeito da cidade. Verdadeiro pastor e mestre dos fiéis, exercitou de modo singular a caridade para com todos, defendeu valorosamente a liberdade da Igreja e a recta doutrina da fé contra os arianos e instruiu na piedade o povo com os seus comentários e hinos sagrados.
|
2. Em Spoleto, na Úmbria, região da Itália, São Sabino, venerado como bispo e mártir. |
3. Na Síria, Santo Atenodoro, mártir, que, segundo a tradição, no tempo do imperador Diocleciano e do governador Elêusio, foi torturado pelo fogo e outros suplícios e finalmente condenado à pena capital; mas, tendo o algoz caído por terra, nenhum outro ousou tomar a espada para o degolar, e ele adormeceu no Senhor em oração. |
4. Em Teano, na Campânia, região da Itália, Santo Urbano, bispo. |
5. Na Palestina, São João o Silencioso ou Hesicaste, que, renunciando ao episcopado de Colónia, na antiga Arménia, viveu como monge na laura de São Sabas, em serviço humilde dos irmãos e em austera solidão e silêncio. |
6. Em Faremoutiers, no território de Meaux, na Gália, hoje na França, Santa Fara, abadessa, que, depois de ter governado o mosteiro durante muitos anos, foi finalmente associada ao coro das virgens que seguem o Cordeiro de Deus. |
7. No Ontário, estado do Canadá, a paixão de São Carlos Garnier, presbítero da Companhia de Jesus e mártir, que foi gravemente ferido numa incursão de pagãos quando ele derramava a água do Baptismo sobre os catecúmenos e morreu a golpes de machado. A sua memória celebra-se a dezanove de Outubro, juntamente com a dos outros companheiros. |
8. Em Savona, no litoral da Itália, Santa Maria Josefa Rossello (Benedita Rossello), virgem, que fundou o Instituto das Filhas de Nossa Senhora da Misericórdia e se consagrou totalmente à salvação das almas, confiando só em Deus.
|