Questões e respostas

Fazer um Missal

Queria fazer um Missal Romano e, juntamente, fazer o Ritual do Crisma. É possível fazer isso? Já saiu o novo Ritual da Dedicação de uma igreja e do altar? Gostaria de vos ajudar com algum material meu, como por exemplo, Missais das celebrações solenes. Gostaria de saber se querem ajuda.

 

Começo por confessar que não entendo muito bem o que o nosso consulente quer dizer quando pergunta se é possível “fazer um Missal Romano”. Este “fazer” quererá dizer “traduzir” o Missale Romanum do latim para português, ou simplesmente “editar um Missal dos Fiéis” a partir da tradução portuguesa já existente?
Só pode traduzir o Missale Romanum, do latim, que é a língua original, para outra língua, e aprovar essa tradução, a Conferência Episcopal do país onde se fala essa língua. Uma pessoa ou mesmo um grupo de pessoas não o pode fazer sem ser convidado a levar a cabo esse trabalho, por quem de direito. São coisas muito sérias e complexas.
Se aquele “fazer” significa preparar uma outra edição do “Missal dos Fiéis”, então digo-lhe que, em primeiro lugar, terá de entrar em contacto com o Secretariado Nacional de Liturgia e, seguidamente, negociar com a Conferência Episcopal Portuguesa as condições dessa edição. Neste momento há, em Portugal, uma única editora do “Missal dos Fiéis”. Mas pode haver mais.
A segunda parte da pergunta entendo-a assim: “Poderei fazer uma edição do Missal dos Fiéis e do Ritual do Crisma num só volume”?
Uma coisa é o Missal outra o Ritual da Confirmação ou do Crisma. Trata-se de dois livros litúrgicos diferentes. Um é para a Missa e o outro para a Confirmação. Claro que o Missal dos Fiéis costuma trazer, nas últimas páginas, alguns elementos de alguns ritos sacramentais. Quando uma editora prepara a edição de um Missal dos Fiéis, esses pormenores têm de ser todos acertados.
Quanto à segunda pergunta posso informá-lo de que está a ser preparada uma nova edição da “Dedicação de uma igreja e do altar”.
Por fim, e relativamente à proposta que faz, quero dizer ao caríssimo consulente que o Secretariado Nacional de Liturgia é um órgão executivo da Comissão Episcopal de Liturgia. Quando esta o encarrega de fazer determinado trabalho, os seus responsáveis pedem colaboração a especialistas muito competentes. De qualquer modo, em nome do Secretariado, agradecemos a sua oferta.

Um colaborador do SNL