Questões e respostas
Perguntas a respeito do diácono - III
Quando um presbítero impede o diácono de proclamar o Evangelho, como se deve proceder?
É possível que algum diácono se veja, alguma vez, impedido de proclamar o Evangelho por algum presbítero, quer antes da celebração começar (no caso de estarem presentes vários diáconos, o presbítero, ao combinar os pormenores da celebração, pode optar por um em vez de outro), quer no próprio acto celebrativo (o que seria muito desagradável). Só neste caso, penso eu, se poderá falar de verdadeiro impedimento.
É sempre delicado responder a perguntas deste género, pelo que não o irei fazer. Os seus elementos são vagos. Mesmo admitindo que o consulente se reporta a algum facto concreto, seria preciso que ele esclarecesse um pouco mais, e de maneira objectiva, os antecedentes de tal atitude por parte do presbítero em questão. Só então se poderia formular uma resposta justa e equilibrada.
Por isso acho preferível, neste caso, recordar aquela regra de ouro da reforma litúrgica que diz: «Nas celebrações litúrgicas, limite‑se cada um, ministro ou simples fiel, exercendo o seu ofício, a fazer tudo e só o que é de sua competência, segundo a natureza do rito e as leis litúrgicas» (SC 28), e ninguém os impeça disso, salvo caso de força maior. Mesmo então, porém, tudo deve ser feito com discreção e respeito.
Um colaborador do SNL