Questões e respostas
Participação das crianças na leitura e no canto
As crianças devem fazer as leituras e cantar o salmo das celebrações da Eucaristia e/ou da Palavra?
Assembleias de adultos
Se as assembleias são de adultos, mas com a presença de algumas crianças, estas poderão ler ou cantar em ocasiões especiais.
De facto, a experiência pastoral mostra e nenhum documento litúrgico o proíbe, que em momentos especiais (primeira comunhão, etc.), uma leitura ou um salmo responsorial resultam melhor na voz argentina de uma criança do que na de alguns adultos. Além disso trata-se de uma festa importante para a paróquia e para as crianças, que vão comungar pela primeira vez. O facto de aparecer uma criança a ler ou a cantar (em vez de uma podem ser duas ou três, para se apoiarem e estarem mais à vontade), dá novidade e beleza à celebração. O Directório das Missas com crianças, ao qual me refiro mais abaixo, diz textualmente: «Nestas missas, poderá ser muito útil confiar às crianças funções, como levar as ofertas, entoar um ou outro dos cânticos da missa».
Não devem, porém, multiplicar-se celebrações habituais de adultos com intervenções muito repetidas de crianças nas referidas funções (ler e cantar). Encarreguemo-las de ministérios mais adaptados à sua idade, que elas desempenham muito bem, e as fazem sentir-se activas no conjunto da celebração.
Assembleias ou missas com crianças
É este o nome que os documentos litúrgicos dão às assembleias ou missas em que as crianças são em maior número do que os adultos: assembleias ou missas com crianças e não assembleias ou missas de crianças. Poderá encontrar o Directório das Missas com crianças no Enquirídio dos documentos da reforma litúrgica (EDREL), publicado há anos pelo Secretariado Nacional de Liturgia de Portugal.
Aí se diz, no n. 24: «Nas missas com crianças favoreça-se a diversidade de ministérios, a fim de que a celebração manifeste o seu carácter comunitário; escolham-se por exemplo os leitores e os cantores quer entre as crianças, quer entre os adultos. Assim, a variedade das vozes evitará o aborrecimento».
Penso que esta citação diz o essencial no que respeita à sua pergunta e à distinção que comecei por fazer entre missas de adultos com a presença de crianças, e missas com crianças, ou seja, missas organizadas e orientadas para as crianças, mas nas quais participam também alguns adultos.
Para mais pormenores e sua formação pessoal, aconselho-a a ler o referido Directório das Missas com crianças. Verá que não perde o seu tempo.
Um colaborador do SNL
(BPL 139-140)