Santos
São João de Capistrano, presbítero
Nota Histórica
João nasceu em Capistrano, nos Abruzos, região de Itália, no ano 1386. Estudou Direito em Perúgia e exerceu, durante algum tempo, a profissão jurídica. Entrou na Ordem dos Frades Menores e foi ordenado presbítero. Desenvolveu uma incansável atividade apostólica em toda a Europa, trabalhando na reforma dos costumes entre os cristãos e na luta contra as heresias. Morreu na localidade de Ujlac, junto ao rio Danúbio, no reino da Hungria, no dia 23 de outubro de 1456.
Missa
Comum dos pastores da Igreja: para os missionários;
ou Comum dos santos: para os religiosos.
Oração coleta
Senhor nosso Deus,
que suscitastes são João [de Capistrano]
para confortar o povo fiel nas adversidades,
guardai-nos em segurança, sob a vossa proteção,
e conservai sempre em paz a vossa Igreja.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus
e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo,
por todos os séculos dos séculos.
Liturgia das Horas
Do Tratado Do espelho dos Clérigos
de São João de Capistrano, presbítero
(Parte 1, Veneza 1580, 2) (Sec. XV)
A vida dos bons clérigos ilumina e pacifica
Os que foram chamados à mesa do Senhor brilhem por seus bons exemplos de vida moral irrepreensível, sem qualquer vício ou mau costume. Vivendo dignamente, como sal da terra para si e para os outros, e como luz do mundo alumiando a todos com o fulgor da sua discrição, aprendam do mestre celestial, que é Jesus Cristo, o que Ele solenemente proclamou não só aos Apóstolos e discípulos mas também a todos os seus sucessores, presbíteros e clérigos: Vós sois o sal da terra. Se o sal perder a sua força, com que se vai salgar? Para nada mais serve do que para se deitar fora e ser calcado pelos homens.
Na verdade, as pessoas calcam aos pés, como se fora lixo desprezível, o clero imundo e sórdido, atascado no vício e preso nas cadeias do pecado. Julgam no sem préstimo nem para si nem para ninguém; porque, como diz São Gregório: «Àquele a quem se despreza a vida, só resta condenar lhe a pregação».
Merecem dobrada honra os presbíteros que exercem bem a sua missão, mormente os que trabalham na pregação e no ensino. Os sacerdotes dignos desempenham uma dupla missão, a saber: real e pessoal, temporal e espiritual, transitória e eterna. Com efeito, embora habitem na terra com as criaturas mortais e sujeitos às necessidades da natureza, a sua grande aspiração é viverem com os Anjos no Céu e serem aceites ao Rei como seus ministros sábios e prudentes. Por isso, como o sol que se levanta nas alturas de Deus para iluminar o mundo, assim brilhe a luz do clero diante dos homens para que, vendo as suas boas obras, glorifiquem o Pai que está nos Céus.
Vós sois a luz do mundo. Assim como a luz não apenas se ilumina a si própria, mas também difunde os seus raios para alumiar quanto se encontra à sua volta, assim a vida luminosa dos clérigos bons e justos ilumina e pacifica os que observam o fulgor da sua santidade. Por conseguinte, quem foi encarregado de cuidar dos outros deve mostrar em si mesmo como hão de viver os demais na casa do Senhor.