Santos

São Tomás de Aquino, presbítero e doutor da Igreja

 

Nota Histórica

Memória

Tomás nasceu por volta do ano 1225, na família dos Condes de Aquino. Estudou, primeiramente no mosteiro do Monte Cassino e, depois, em Nápoles. Entrou na Ordem dos Pregadores e completou os seus estudos em Paris e em Colónia, tendo tido como professor santo Alberto Magno. Escreveu muitas obras de grande erudição, com destaque para a Summa de Teologia, e exerceu o professorado, contribuindo notavelmente para o progresso da Filosofia e da Teologia. Chamado pelo beato papa Gregório X para participar no Concílio Ecuménico de Lyon II, morreu durante a viagem, no mosteiro de Fossanova, perto de Terracina, no Lácio, no dia 7 de março de 1274. A sua memória celebra-se a 28 de janeiro, dia em que o seu corpo foi trasladado para o convento dominicano de Tolosa, em França, no ano 1369.

Comum dos doutores da Igreja;
ou Comum dos pastores da Igreja: para um pastor.

 

Missa

COMUM DOS DOUTORES DA IGREJA~

Antífona de entrada Cf. Sir 15, 5
O Senhor abriu-lhe a boca no meio da assembleia,
encheu-o com o espírito de sabedoria e inteligência
e revestiu-o com um manto de glória.

Ou: Sl 36, 30-31
A boca do justo profere a sabedoria, a sua língua proclama a justiça;
a lei de Deus está no seu coração.

Oração coleta
Senhor nosso Deus, que fizestes de são Tomás [de Aquino]
um exemplo admirável de santidade
e de amor às ciências sagradas,
dai-nos a graça de compreender os seus ensinamentos
e de imitar a sua vida.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus
e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo,
por todos os séculos dos séculos.


ORAÇÃO SOBRE AS OBLATAS
Aceitai, Senhor, este sacrifício,
que Vos apresentamos com alegria na comemoração de são Tomás [de Aquino],
e fazei que, fiéis aos seus ensinamentos,
consagremos toda a nossa vida ao vosso louvor.
Por Cristo nosso Senhor.

Antífona da comunhão Cf. Lc 12, 42
Este é o servo fiel e prudente, que o Senhor pôs à frente da sua família,
para dar a seu tempo a cada um a sua medida de trigo.


Ou: Cf. Sl 1, 2-3
Aquele que medita dia e noite na lei do Senhor dará fruto a seu tempo.


ORAÇÃO DEPOIS DA COMUNHÃO
Senhor, que nos alimentais com Cristo, Pão da vida,
e nos instruís com os ensinamentos de Cristo Mestre,
fazei que, na festividade de são Tomás [de Aquino],
conheçamos a vossa verdade e a pratiquemos na caridade.
Por Cristo nosso Senhor.

 

Liturgia das Horas

Dos Comentários de São Tomás de Aquino, presbítero

(Collatio 6 super Credo in Deum) (Sec. XIII)

A cruz, exemplo de todas as virtudes

Que necessidade havia para que o Filho de Deus sofresse por nós? Uma necessidade grande e, por assim dizer, dupla: para remédio contra o pecado e para exemplo do que devemos fazer.
Foi em primeiro lugar um remédio, porque na paixão de Cristo encontramos remédio contra todos os males em que incorremos por causa dos nossos pecados.
Mas não é menor a utilidade que tem como exemplo. Na verdade, a paixão de Cristo é suficiente para orientar toda a nossa vida. Quem quiser viver em perfeição, basta que despreze o que Cristo desprezou na cruz e deseje o que Ele desejou. Nenhum exemplo de virtude está ausente da cruz.
Se queres um exemplo de caridade: Não há maior prova de amor do que dar a vida pelos seus amigos. Assim fez Cristo na cruz. E se Ele deu a vida por nós, não devemos considerar penoso qualquer mal que tenhamos de sofrer por Ele.
Se procuras um exemplo de paciência, encontras na cruz o mais excelente. Reconhece-se uma grande paciência em duas circunstâncias: quando alguém suporta com serenidade grandes sofrimentos, ou quando pode evitar os sofrimentos e não os evita. Ora Cristo suportou na cruz grandes sofrimentos, e com grande serenidade, porque sofrendo não ameaçava; e como ovelha levada ao matadouro, não abriu a boca. É grande portanto a paciência de Cristo na cruz: corramos com paciência a prova que nos é proposta, pondo os olhos em Jesus, autor e consumador da fé, que em lugar da alegria que lhe era proposta suportou a cruz, desprezando-lhe a ignomínia.
Se queres um exemplo de humildade, olha para o crucifixo: Deus quis ser julgado sob Pôncio Pilatos e morrer.
Se procuras um exemplo de obediência, segue Aquele que Se fez obediente ao Pai até à morte: assim como pela desobediência de um só, isto é, Adão, muitos foram constituídos pecadores, assim também pela obediência de um só muitos serão justificados.
Se queres um exemplo de desprezo pelas honras da terra, segue Aquele que é Rei dos reis e Senhor dos senhores, no qual se encontram todos os tesouros de sabedoria e de ciência e que na cruz está despojado dos seus vestidos, escarnecido, cuspido, espancado, coroado de espinhos e dessedentado com fel e vinagre.
Não te preocupes com trajes e riquezas, porque repartiram entre si as minhas vestes; nem com as honras, porque troçaram de Mim e Me bateram; nem com as dignidades, porque teceram uma coroa de espinhos e puseram-Ma sobre a cabeça; nem com os prazeres, porque para a minha sede Me deram vinagre.