Santos

São Gregório de Narek, abade e doutor da Igreja

 

Nota Histórica

Gregório nasceu por volta do ano 950 na histórica região de Andzevatsik, na Arménia, e cresceu numa família cultora das letras. Na juventude ingressou no Mosteiro de Narek, dirigido pelo Abade Ananias, seu tio materno. Permaneceu na célebre escola do Mosteiro e aí, como presbítero e abade, passou toda a sua vida inflamada pelo amor à Virgem Maria, atingindo o cume da santidade e da experiência mística, e explicando a sua doutrina em várias obras teológicas e místicas. No ano de 1003, redigiu o famoso Livro das Lamentações e faleceu cerca de dois anos depois.

 

Missa

Comum dos doutores da Igreja;
ou Comum dos santos: para um abade.

Oração coleta
Deus eterno e omnipotente,
que vos dignastes imbuir de doutrina mística
são Gregório [Narek], mestre e honra do povo arménio,
concedei-nos, mediante os seus ensinamentos,
a arte de saber falar convosco
e de sustentar sempre a nossa vida nos sacramentos da Igreja.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus
e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo,
por todos os séculos dos séculos.


NO ORDENAMENTO DAS LEITURAS DA MISSA

Primeira Leitura Sb 7, 7-10. 15.16, n. 725, 2.
Salmos Responsorial Sl 36, 3-4. 5-6. 30-31, n. 727, 2.
Aleluia Jo 6, 63c. 68c, n. 729, 3.
Evangelho Mt 7, 21-29, n. 730, 2.

 

Liturgia das Horas

Ofício de Leitura


Segunda Leitura

Do Livro das Lamentações de São Gregório Narek, abade e doutor da Igreja.
(Oratio 70, III-IV: SCh 78, 369-370)
Procurarei refúgio em Vós, ó Cristo

Uma vez que a humana virtude em ordem à salvação foi estabelecida e circunscrita, também por isso foi manifesto que eles experimentaram as tuas misericórdias, ó Autor dos benefícios. Por Ti foram fortalecidos, ó Omnipotente; por Ti, para quem tudo é possível, foram chamados e enviados, ó Defensor; com o teu perdão eles se alegraram, ó Libertador; por Ti, que não tens propensão para nenhuma fraqueza, foram vivificados, ó Incorrupto; e foram iluminados por Ti, que és o seu Reformador. Por esta razão, conhecendo a minha natureza humana, procurarei refúgio em Ti, ó Cristo, Filho do Deus vivo, e em tudo Bendito.
Além disso, fazendo aqui menção da afirmação que bem se adapta a esta prece, comprova-se aquilo que antes eu escrevi: caiamos nas mãos do Senhor, e não nas mãos dos homens; tal qual é a sua grandeza, assim também a sua misericórdia.
Com efeito, eu não procuro, neste meu Livro das Lamentações, diminuir o mérito daqueles que suplicam a salvação, porque sem méritos é impossível ir até Deus.
Mas eu glorifico o Nome do Salvador e louvo a sua graça, a todos destinada. E com as minhas palavras professo que sempre foi necessário o remédio da tua misericórdia a todos os que pela sua vida boa ascenderam a grande honra.
Tu és a Vida, Tu a Salvação, Tu o Vigor, Tu a Imortalidade, Tu a Felicidade, Tu a Iluminação!
Dá-me alívio da repugnância que eu sinto pelos meus pecados, e assim também Tu possas descansar do meu pranto e das minhas importunas insistências que continuamente te dirijo, ó meu Juiz!
Na verdade, nada Te alegra tanto como a salvação dos homens, ó Bendito pelos séculos. Amen.

Responsório Sl 33 (34), 6.23; 2Tm 2, 22
R. Voltai-vos para Deus e ficareis radiantes, o vosso rosto não se cobrirá de vergonha. * O Senhor defende a vida dos seus servos, não serão castigados os que n’Ele se refugiam.
V. Procura seguir a justiça, a fé, a caridade e a paz. * O Senhor defende a vida dos seus servos, não serão castigados os que n’Ele se refugiam.


Laudes

Ant. Os sábios brilharão como o esplendor do firmamento, e os que ensinarem à multidão os caminhos da justiça serão como estrelas por toda a eternidade.

Oração
Deus eterno e omnipotente, que vos dignastes imbuir de doutrina mística São Gregório, mestre e honra do povo arménio, concedei-nos, mediante os seus ensinamentos, a arte de saber falar convosco e de sustentar sempre a nossa vida nos sacramentos da Igreja. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.

Vésperas

Ant. Doutor admirável, luz da santa Igreja, São Gregório, fiel cumpridor da lei, rogai por nós ao Filho de Deus.