Santos

São João de Ávila, presbítero e doutor da Igreja

 

Nota Histórica

João nasceu em Almodóvar do Campo, em Espanha, por volta do ano 1500. Ordenado sacerdote, percorreu toda a região Bética, pregando Jesus Cristo. Por meio de muitos escritos explicou aos presbíteros a natureza e a grande importância do Concílio de Trento, de cuja reforma foi insigne promotor. Acusado injustamente de erro herético, não se esquivou nem à investigação nem ao cárcere, expondo mais fervorosamente a doutrina católica. Nos últimos anos refugiou-se em Montilla, na diocese de Córdova. Descansou no Senhor no dia 10 de maio de 1569.

 

Missa

Comum dos pastores: para um pastor;
ou Comum dos doutores da Igreja.

Oração coleta
Senhor nosso Deus,
que em são João [de Ávila]
destes ao clero e ao vosso povo um mestre exemplar,
pela santidade da sua vida e pelo seu zelo apostólico,
concedei que, também nos nossos dias,
a Igreja cresça em santidade,
pelo zelo exemplar dos vossos ministros.
Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus
e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo,
por todos os séculos dos séculos.


NO ORDENAMENTO DAS LEITURAS DA MISSA

Primeira Leitura At 13, 46-49, n. 720, 1.
Salmos Responsorial Sl 22, 1b-3. 4. 5. 6, n. 721, 2.
Aleluia Mt 5, 16, n. 729, 1.
Evangelho Mt 5, 13-19, n. 730, 1.

 

Liturgia das Horas

Ofício de leitura

Segunda Leitura
Dos Escritos de São João de Ávila, presbítero e doutor da Igreja
(Tractatus de amore Dei erga nos, 1. 2. 4: Madrid 2004)
O amor de Cristo:
Ter o seu rosto sempre voltado para o Pai

A causa que mais move o nosso coração ao amor de Deus é considerar o profundo amor que Ele nos teve e, com Ele, o seu benditíssimo Filho, nosso Senhor. Isto move mais o coração a amar do que os benefícios, porque quem dá um benefício a outro dá algo que possui, mas quem ama, dá-se a si mesmo com tudo o que possui, sem que lhe reste mais para dar.
Vejamos agora, Senhor, se Vós nos amais; e se, realmente, nos amais, quão grande é o amor que nos tendes.
Os pais amam muito os filhos, mas será que Vós nos amais como pai? Nós não entramos no seio do vosso coração, meu Deus, para podermos ver tudo isso. Mas o vosso Unigénito, que desceu desse seio, trouxe-nos disso sinais e mandou-nos que Vos chamássemos Pai, em virtude do infinito amor com que nos amáveis. Porque, tal como só Vós sois bom, pela eminência da vossa soberana bondade, assim também só Vós sois Pai; e de tal modo o sois, e tais obras fazeis, que, em comparação com as vossas entranhas paternais, não há mais ninguém que assim possa ser chamado.
Se ainda duvidas deste amor, repara em todos os benefícios que de Deus recebeste, porque todos eles são prendas e testemunhos desse mesmo amor. Faz a conta de quantos são todos estes benefícios e verás que tudo o que existe no céu e na terra, bem como todos os ossos e órgãos dos sentidos que há no teu corpo, e cada uma das horas e momentos da tua vida são benefícios do Senhor. Examina ainda quantas boas inspirações e quantos bens recebeste nesta vida, bem como os perigos de que nesta vida escapaste, as doenças e catástrofes em que poderias ter sucumbido, se Ele não te tivesse livrado delas. Tudo isto são sinais evidentes do seu amor. Volta, enfim, os olhos para todo este mundo, que foi criado só para teu bem, juntamente com todas as criaturas que ele contém: também isto significa amor, proclama amor e reparte amor contigo.
Vejamos agora o grande amor que nos teve esse Filho, que pelo Pai nos foi dado. Não há língua que seja capaz de o dizer! Alguns ignorantes e rudes ainda ignoram este amor, o qual, segundo a opinião deles, nasce da perfeição da coisa amada.
Ora o amor de Cristo não nasce da perfeição que há em nós, mas sim daquilo que Ele possui, a saber: ter o seu rosto sempre voltado para o Pai.

Responsório Cf. Ef 3,18-19; Jo 3,16
R. Podereis compreender a profundidade do amor de Cristo, que ultrapassa todo o conhecimento, * Para que sejais totalmente saciados na plenitude de Deus, aleluia.
V. Deus amou tanto o mundo que entregou o seu Filho Unigénito, para que todo o homem que acredita n’Ele não pereça, mas tenha a vida eterna. * Para que sejais totalmente saciados na plenitude de Deus, aleluia.

Oração
Senhor nosso Deus, que em São João de Ávila destes ao clero e ao vosso povo um mestre exemplar, pela santidade da sua vida e pelo seu zelo apostólico, concedei que, também nos nossos dias, a Igreja cresça em santidade, pelo zelo exemplar dos vossos ministros. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus e convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo, por todos os séculos dos séculos.