Faleceu José de Leão Cordeiro, sacerdote da Arquidiocese de Évora
Depois de ter celebrado na terra os divinos mistérios, partiu para a liturgia celeste, o Padre José de Leão Cordeiro, da Arquidiocese de Évora e membro do Secretariado Nacional de Liturgia (SNL). A nossa oração confiante é que lhe seja dado viver em plenitude, como membro do Corpo de Cristo Ressuscitado, o mistério de comunhão, verdade, beleza e amor que já vislumbrou e em parte saboreou enquanto nesta terra foi celebrante apaixonado da mesma comunhão, verdade, beleza e amor em que nos é dado participar mediante a liturgia sacramental da Igreja peregrina.
Nasceu em São Joaninho a 11 de outubro de 1932, sétimo filho do casal Manuel Gomes Cordeiro Júnior e Raquel de Leão Cordeiro.
Frequentou a Escola Primária de São Joaninho desde 1940 a 1944, onde fez os exames das 3.ª e 4.ª classes. Em 1944 fez, em Viseu, exame de admissão aos liceus. Frequentou a Escola Secundária António de Oliveira, no Vimieiro, de 1945 a 1948, concluindo o antigo 3.º ano dos liceus. De 1952 a 1958 estudou na Escola Comercial de Lourenço Marques, onde terminou o respetivo curso.
Entre 1958 e 1965 frequentou os cursos de Filosofia e Teologia no Seminário Maior de Évora. No ano de 1965 foi ordenado presbítero, em Montemor-o-Novo, por D. Manuel Trindade Salgueiro, Arcebispo de Évora.
De 1965 a 1968 frequentou a Faculdade de Teologia da Universidade de Estrasburgo, onde se licenciou em Teologia. De 1968 a 1970 especializou-se em Liturgia no Instituto Superior de Liturgia de Paris.
Entre 1970 e 2004 lecionou diversas matérias de estudo no Seminário Maior de Évora e no Instituto Superior de Teologia de Évora, ao mesmo tempo que animava a vida cristã de algumas comunidades paroquiais da Arquidiocese de Évora.
Foi membro do SNL desde 1972, onde colaborou na publicação, tradução e revisão dos livros litúrgicos, um inestimável contributo dado à inteligência da Sagrada Liturgia e ao estudo da Ciência litúrgica. As preciosas publicações, como a Antologia Litúrgica, o Enquirídio dos Documentos da Reforma Litúrgica, as Catequeses para a Confirmação e a Eucaristia, Catequeses para a Iniciação Cristã dos Adultos, o Livro do Acólito e tantas e incontáveis colaborações com SNL, tornam o Padre Cordeiro num grande obreiro da Reforma Litúrgica em língua portuguesa em ordem à Pastoral e à Espiritualidade litúrgicas indispensáveis na ação evangelizadora da Igreja.
Discípulo de Cristo, repetia muitas vezes que «a fé é dom de Deus. Deus dá-nos a fé para aceitarmos os seus desígnios, para sermos capazes de dar quando não temos, para guiarmos a nossa vida pela sua Palavra, para sermos capazes de nos levantar quando caímos, para sermos capazes de arriscar com os olhos postos n'Ele».
O SNL dá graças a Deus pelo dom, pela vida e pelo ministério do Padre Cordeiro. Rezemos ao Senhor para que acolha o Padre Cordeiro na sua comunhão e lhe conceda o eterno descanso, nos esplendores da luz perpétua.
2024-06-02 00:00:00