Primeira Jornada Nacional de Arquitetura e Artes para a Liturgia

Realiza-se hoje, em Fátima, a primeira jornada nacional dedicada à arquitetura e artes para a liturgia, sob o tema «Arquitetura e artes para a liturgia: que lugares?».

A iniciativa, que foi aberta ao público em geral e que conta com cerca de 120 participantes de todo o país, pretende ser um espaço e um tempo formativo tão necessário e urgente a todos os intervenientes que estão envolvidos em projetos de novos complexos paroquiais ou monásticos ou de adequação litúrgica.

O P. Giuseppe Midili, ocarm, professor no Pontifício Instituto Litúrgico do Ateneu Sant’Anselmo (Roma), abordará a temática da arquitetura e artes para a Liturgia e os arquitetos António Jorge e André Cerejeira Fontes irão partilhar a experiência na remodelação da Igreja de Cedofeita (Porto). Haverá um espaço de diálogo com os conferencistas, um Interlúdio artístico com Dina Figueiredo e Nuno Cacho e a finalizar, a oração de vésperas, presidida por Dom José Cordeiro, Arcebispo Metropolita de Braga e presidente da Comissão Episcopal da Liturgia e Espiritualidade, com a colaboração do Serviço Nacional de Música Sacra.

A par deste programa, a iniciativa inclui ainda uma singela feira do livro dedicada aos temas tratados na Jornada, e que conta com a presença das editoras Brotéria, Paulinas, Paulus e Secretariado Nacional de Liturgia.

Esta atividade é levada a cabo pelo recém-criado Serviço de Arquitetura e Artes para a Liturgia do Secretariado Nacional de Liturgia, coordenado por Isabel Maria Alçada Cardoso, e do qual faz parte P. Carlos Alexandre Alves Pinto, Dina Figueiredo, P. Arq.º João Norton de Matos, sj, Pe. Joaquim Félix de Carvalho, P. Arq.º José Manuel de Oliveira Ribeiro, Arq.º Pedro Marques de Abreu e o Arq.º Pedro Salinas Calado.

2024-11-09 00:00:00