Concessão do título de Monsenhor pelo Santo Padre Francisco ao Padre A. Cartageno

A Diocese de Beja recebeu com alegria a noticia de que, atendendo ao pedido do Bispo diocesano, Dom João Marcos, o Rev. Pe. António Júlio da Silva Cartageno recebeu do Santo Padre, o Papa Francisco, o titulo de Monsenhor Capelão de Sua Santidade.

O Padre António Júlio da Silva Cartageno, de 76 anos de idade, celebrou no passado dia 3 de dezembro de 2022 as suas bodas de ouro sacerdotais.

É natural de São Mamede de Ribatua, onde nasceu em 9 de Junho de 1946. Depois de fazer na sua terra os estudos primários, frequentou os Seminários de Beja e dos Olivais, vindo a ser ordenado presbítero em 3 de dezembro de 1972, na Igreja do Carmo de Beja. Os primeiros anos de sacerdote esteve como prefeito do Seminário Diocesano de Nossa Senhora de Fátima e colaborou pastoralmente na paróquia de São João Batista-Beja, sobretudo na área da música tendo fundado o Coro do Carmo e, juntamente com o Cónego António Aparício, fez uma importante recolha do património musical religioso alentejano, tendo posto à luz do dia um rico espólio.

Frequentou o Pontifício Instituto de Música Sacra de Roma, entre 1987 e 1994, onde se licenciou em Música Sacra e fez os mestrados de Canto Gregoriano e Composição Sacra. É um sacerdote que, para além de uma intensa atividade pastoral como pároco, se tem distinguido ao nível nacional e diocesano como compositor de Música Sacra e Litúrgica.

Atualmente o Pe. Cartageno exerce as funções de Diretor do Serviço Nacional de Música Sacra.

2023-02-09 00:00:00