
Agenda litúrgica
Sábado da semana XXVIII
São Lucas, evangelista – FESTA
Vermelho – Ofício da festa. Te Deum.
Missa própria, Glória, pf. II dos apóstolos.
L 1 2Tm 4, 9-17b; Sl 144, 10-11. 12-13. 17-18
Ev Lc 10, 1-9
* Proibidas as Missas de defuntos, exceto a exequial.
* Na Diocese do Funchal – Aniversário da Dedicação da Igreja Catedral. Na Sé – SOLENIDADE; nas outras igrejas da Diocese – S. Lucas – FESTA
* Na Congregação da Paixão de Jesus Cristo – I Vésp. de S. Paulo da Cruz. Desde o meio dia de hoje, até à meia noite de amanhã, concede-se indulgência plenária ao fiel que visitar a igreja ou capela dos religiosos no dia da festa do Santo Fundador e ali rezar o Pai nosso e o Credo (Manual das indulgências, Outras concessões, 33 § 7).
* Nas Irmãs Oblatas do Santíssimo Redentor – I Vésp. do Santíssimo Redentor.
* I Vésp. do domingo – Compl. dep. I Vésp. dom.

Calendário
Festa de São Lucas, Evangelista, que, segundo a tradição, nasceu em Antioquia de uma família pagã e era médico de profissão. Convertido à fé de Cristo, foi companheiro caríssimo do apóstolo São Paulo e ordenou diligentemente no seu livro do Evangelho tudo o que Jesus fez e ensinou, tornando-se o escriba da mansidão de Cristo. Além disso, nos Actos dos Apóstolos transmitiu os primeiros passos da vida da Igreja até à primeira estadia de São Paulo em Roma.
Missa
Santo
Martirológio
Fátima: Delegação portuguesa do Congresso Eucarístico Internacional acolhe peregrinos equatorianos
Um ano depois de terem sido calorosamente recebidos no Equador, os participantes portugueses do 53.º Congresso Eucarístico Internacional, realizado em 2024 em Quito, retribuíram a hospitalidade.
Encerramento da primeira etapa do 7.º Curso de Música Litúrgica
Encerramento da primeira etapa do 7.º Curso de Música Litúrgica destaca importância da formação e esperança no futuro O 7.º Curso de Música Litúrgica concluiu neste dia a sua primeira etapa com uma sessão marcada pela gratidão, esperança e incentivo à continuidade da formação. No discurso de encerramento, o padre Pedro Lourenço Ferreira, OCD, diretor do Secretariado Nacional de Liturgia (SNL), e o professor Emanuel Pacheco, presidente do Serviço Nacional de Música Sacra (SNMS), sublinharam a relevância desta iniciativa para a vida da Igreja e para a dignidade da liturgia. O diretor do SNL destacou a qualidade do curso e a dedicação dos alunos, reconhecendo que “as notícias que nos chegam deste curso são muito positivas”. Sublinhou ainda a necessidade de formar bons organistas, diretores e cantores, lembrando que “não é a mesma coisa tocar mal ou tocar bem, dirigir bem ou dirigir mal, ou cantar sem qualidade”. Para o sacerdote, este curso representa “uma esperança para todos nós”, apelando aos participantes a não desanimarem perante as dificuldades: “Insistam e vamos para adiante”.
Veneração de imagens sagradas
Gostaria de saber qual a opinião da Igreja sobre a exposição de mais de uma imagem referente ao mesmo santo na mesma Igreja ou capela e qual o suporte doutrinal.