
Agenda litúrgica
Quarta-feira da semana II
S. Pio V, papa – MF
Branco – Ofício da féria ou da memória.
Missa da féria ou da memória, pf. pascal.
L 1 At 5, 17-26; Sl 33 (34), 2-3. 4-5. 6-7. 8-9
Ev Jo 3, 16-21
* Na Ordem de São Domingos – S. Pio V, papa – MO
* Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos – B. Bento de Urbino, presbítero, da I Ordem – MF
* Na Ordem da Imaculada Conceição – Aniversário da aprovação da Ordem (1489).
* Na Diocese de Beja – I Vésp. de S. José Operário.
* Na Diocese do Funchal – I Vésp. de S. Tiago Menor.
* Na Ordem dos Franciscanos Capuchinhos (No Convento da Baixa da Banheira) – I Vésp. de S. José Operário.

Calendário
São Pio V, que, elevado da Ordem dos Pregadores à cátedra de Pedro, seguindo os decretos do Concílio de Trento, renovou com grande piedade e vigor apostólico o culto divino, restaurou a doutrina cristã e a disciplina eclesiástica e promoveu a propagação da fé. No dia 1 de Maio, em Roma, adormeceu no Senhor.
Missa
Antífona de entrada Cf. Sl 17, 50; 21, 23
Eu Vos louvarei, Senhor, entre os povos
e anunciarei o vosso nome aos meus irmãos. Aleluia.
Oração coleta
Senhor, que, pelo mistério pascal de Cristo,
restaurastes a dignidade da natureza humana
e lhe destes a nova esperança da ressurreição,...
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Santo
Martirológio
Sede Vacante
Indicações litúrgicas para a sede vacante e eleição do papa: https://liturgia.pt/files/SedeVacante_2025.pdf
Morte do Papa Francisco
Com dor e esperança acolhemos a notícia da morte do Papa Francisco e convida-se ao toque dos sinos de todas as igrejas em sinal de luto e que se promovam momentos de oração pessoal e comunitária. Download: https://liturgia.pt/files/AdaptacaoOE_21abr2025.pdf
Tradução contestada
Um «apóstolo» de mestre não identificado questiona: «O Missal Romano, em Português, reformado e mesmo publicado, concretamente, na “ORAÇÃO EUCARÍSTICA I”, suscita-me uma dúvida. Na versão ali publicada, diz: “Pai de infinita misericórdia, humildemente Vos suplicamos, por Jesus Cristo, vosso Filho, nosso Senhor que Vos digneis aceitar e abençoar + estes dons, esta oblação pura e santa.” Porém, o mesmo Missal Romano (de Paulo VI), na mesma parte afirma: “Te ígitur, clementíssime Pater, per Iesum Christum, Fílium tuum, Dóminum nostrum, súpplices rogámus ac pétimus, uti accépta hábeas et benedícas + hæc dona, hæc múnera, hæc sancta sacrifícia illibáta”. Porquê retirado, ou não acrescentado o conteúdo e a profundidade Eucarística de “...estas ofertas, estes sacrifícios santos e imaculados...” no cânone? Qual a razão disto? … É que a forma de retirar estes termos, transmite, linguisticamente e teologicamente, um significado muito sério …».