
Agenda litúrgica
Quinta-feira da semana II
Roxo – Ofício da féria.
Missa da féria, pf. da Quaresma.
L 1 Jr 17, 5-10; Sl 1, 1-2. 3. 4 e 6
Ev Lc 16, 19-31
* Na Arquidiocese de Braga (Basílica de S. Bento da Porta Aberta) – I Vésp. do aniversário da Basílica de S. Bento da Porta Aberta.
* Na Sociedade de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli – Pode celebrar-se a memória do B. Francisco Palau, presbítero, como se indica na p. 33, n. 9.

Calendário
1. Comemoração de Santo Arquipo, companheiro do apóstolo São Paulo, que o menciona nas suas epístolas a Filémon e aos Colossenses.
Missa
Antífona de entrada Cf. Sl 138, 23-24
Sondai-me, Senhor, e conhecei os meus pensamentos.
Vede que não ande por maus caminhos.
Conduzi-me pelo caminho da eternidade.
Oração coleta
Senhor nosso Deus,
que amais a inocência e a restituís aos que a perderam,
dirigi para Vós os coraçõ...
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Martirológio
Mensagem do Papa Francisco aos responsáveis das celebrações litúrgicas
Mensagem do Santo Padre Francisco aos participantes no curso para os responsáveis das celebrações litúrgicas episcopais no Pontifício Ateneu Sant'Anselmo (24 - 28 de fevereiro de 2025).
Em oração pelo Santo Padre
A Conferência Episcopal Portuguesa acompanha, com esperança e confiança em Deus, a situação de maior fragilidade da saúde do Papa Francisco nestes últimos dias.
Tradução contestada
Um «apóstolo» de mestre não identificado questiona: «O Missal Romano, em Português, reformado e mesmo publicado, concretamente, na “ORAÇÃO EUCARÍSTICA I”, suscita-me uma dúvida. Na versão ali publicada, diz: “Pai de infinita misericórdia, humildemente Vos suplicamos, por Jesus Cristo, vosso Filho, nosso Senhor que Vos digneis aceitar e abençoar + estes dons, esta oblação pura e santa.” Porém, o mesmo Missal Romano (de Paulo VI), na mesma parte afirma: “Te ígitur, clementíssime Pater, per Iesum Christum, Fílium tuum, Dóminum nostrum, súpplices rogámus ac pétimus, uti accépta hábeas et benedícas + hæc dona, hæc múnera, hæc sancta sacrifícia illibáta”. Porquê retirado, ou não acrescentado o conteúdo e a profundidade Eucarística de “...estas ofertas, estes sacrifícios santos e imaculados...” no cânone? Qual a razão disto? … É que a forma de retirar estes termos, transmite, linguisticamente e teologicamente, um significado muito sério …».