Questões e respostas
O Santíssimo Sacramento nas procissões
Gostaria de saber se é permitido transportar o Santíssimo Sacramento numa procissão em honra do Senhor dos Aflitos ou de outro Santo qualquer. Agradeço uma resposta.
Antes de responder à pergunta feita, convém dizer o que são procissões em geral, procissões eucarísticas e procissões com imagens de Santos.
O que são procissões? São súplicas solenes do povo fiel, caminhando ordenadamente de um lugar sagrado para outro, com preces e cânticos (Cerimonial dos Bispos, n. 1093).
Procissões eucarísticas são aquelas em que a Eucaristia é levada solenemente pelas ruas com cânticos e em que o povo cristão dá testemunho público de fé e de piedade para com o Santíssimo Sacramento (EDREL 795). Nestas procissões não podem ir imagens de Santos nem relíquias. Porquê? Porque seria contraditório. Uma procissão eucarística não é um passeio folclórico com o Santíssimo e as imagens pelas ruas duma terra, mas uma súplica solene do povo fiel, neste caso dirigida ao Senhor de todos os Santos, presente no pão consagrado.
Procissões com imagens de Santos são aquelas em que são levadas imagens em andores, transportados aos ombros por clérigos ou fiéis. Nestas procissões pode ir, além das imagens, uma relíquia sagrada (da cruz de Cristo ou outra). Mas nunca vai o Santíssimo Sacramento. Porquê? Porque o Santíssimo Sacramento é o “Sacramento santíssimo”, é o “Corpo santíssimo de Cristo”, é o “Corpo de Deus”, ao passo que uma imagem é apenas uma representação de alguém, homem ou mulher, a quem a Igreja declarou Santo ou Santa. O Santíssimo e as imagens dos Santos são realidades da fé totalmente distintas.
O consulente pergunta “se é permitido transportar o Santíssimo Sacramento numa procissão em honra do Senhor dos Aflitos ou outro Santo qualquer”.
A pergunta não esclarece se em tal procissão são levadas imagens. Com efeito, o ser em honra de não implica necessariamente que seja com a imagem de. Como já foi dito, se nas referidas procissões forem levadas imagens ou relíquias, não pode ir o Santíssimo. Mas se nas mesmas procissões não forem levadas imagens ou relíquias, pode levar-se o Santíssimo. Tal procissão seria então uma “procissão eucarística”, realizada num dia de especial devoção ao Senhor dos Aflitos ou a determinado Santo. Em tal caso, há que ter em conta que os “cânticos e orações a proferir devem ser orientados de modo que todos manifestem a sua fé em Cristo e só n’Ele se concentrem” (EDREL 798).
É tudo quanto posso responder. Se o consulente quiser saber mais, aconselho-o a comprar o EDREL (Enquirídio dos Documentos da Reforma Litúrgica), editado pelo Secretariado Nacional de Liturgia.
Um colaborador do SNL