Questões e respostas
Inclinações antes e depois da incensação
Tenho uma dúvida quanto à inclinação na incensação que é: Quando se faz e quem a faz? Também queria saber a fonte dessas informações. Pesquisei na IGMR mas não encontrei nenhuma referência sobre inclinação, quando se usa o incenso.
Obrigado pelas tuas palavras simpáticas quanto ao trabalho do Secretariado Nacional de Liturgia. Faz-se o que se pode.
Dizes na tua consulta: “Pesquisei na IGMR mas não encontrei nenhuma referência sobre inclinação, quando se usa o incenso”. Louvo a tua preocupação em ires ao documento certo (IGMR), para saberes coisas desse género. Mas tenho de dizer-te que é preciso procurares com mais cuidado. Se tiveres à mão a última edição da IGMR preparada pelo SNL (3ª edição típica), de 2003, poderás ir ao índice e ver a palavra INCLINAÇÃO, onde se remete o leitor para a IG 277.
A seguir, se fores ao n. 277 da IGMR encontrarás lá o seguinte: “Antes e depois da incensação, faz-se uma inclinação profunda para a pessoa ou coisa incensada, excepto ao altar e às oblatas para o sacrifício da Missa”.
Como vês, está lá tudo quanto é preciso saber. Quem faz a inclinação? O ministro que incensa, seja ele quem for, desde o bispo ao acólito. Quando faz a inclinação? Duas vezes: antes e depois da incensação.
Um colaborador do SNL.