Questões e respostas

Solenidade de Todos os Santos

Alguns párocos celebram a Missa da Festa de Todos-os-Santos no cemitério da freguesia. Porém, uns usam os textos da Solenidade de Todos-os-Santos; outros, servem-se dos textos da Comemoração dos Fiéis Defuntos. Neste último caso, a Solenidade deixa de ter preferência sobre uma Comemoração?

 

Diz, no seu correio, que “alguns párocos celebram a Missa da Solenidade (não Festa, como diz) de Todos os Santos no cemitério da freguesia”. Como não explica as razões de tal procedimento, suponho que isso acontecerá por impedimento da igreja paroquial. Mesmo nesse caso, se fosse eu a escolher o local da celebração, optaria por outro, para celebrar a Missa de solenidade tão significativa. Mas não está proibido celebrar, nesse dia, na igreja ou oratório do cemitério da freguesia, desde que se observe a norma do n. 353 da IGMR: Nas solenidades, o sacerdote é obrigado a conformar-se com o calendário da igreja em que celebra. Claro que a igreja aqui referida não é o edifício de pedra onde se faz a celebração, mas a Igreja Diocesana ou Igreja Particular, e no caso concreto da solenidade em causa, a Igreja em Portugal. O Directório Litúrgico diz que nesse dia são proibidas todas as Missas de defuntos, mesmo a exequial.
Quando começa e acaba o dia litúrgico? Dizem as Normas gerais do ano litúrgico, n. 3: O dia litúrgico começa à meia noite e termina na meia noite seguinte. Logo, para a celebração da Missa, o dia 1 de Novembro termina apenas à meia noite do dia de Todos os Santos, pelo que não pode celebrar-se, no dia 1, a Missa do dia 2. O dia 2 de Novembro é que é a Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos.
Finalmente, que indicações dá a Tabela dos dias litúrgicos por ordem de precedência (Calendário Romano n. 59)? Coloca as Solenidades dos Santos antes da Comemoração de Todos os Fiéis Defuntos, para dizer que a Missa da solenidade tem precedência sobre a missa da Comemoração.
Conclusão: os textos a utilizar na Missa da solenidade de Todos os Santos, devem ser os da respectiva Solenidade.

Um colaborador do SNL
BPL 131-132)