Questões e respostas
Genuflexões ou inclinações dos leitores na Eucaristia
Por não encontrar informação nos elementos que possuo e as respostas serem muito desiguais, agradeço que me elucidem sobre o seguinte: Quando um leitor está na assembleia e se dirige ao ambão ou estante, deve fazer uma inclinação ao altar, ao presidente ou ao sacrário?
Não é fácil responder à sua pergunta. Por isso, considere o que vou dizer-lhe apenas como uma resposta entre outras possíveis. Deduzo-a da Instrução geral do Missal Romano e do Cerimonial dos Bispos.
Diz o n. 274 da IGMR: «Se o sacrário com o Santíssimo Sacramento estiver no presbitério, o sacerdote, o diácono e os outros ministros genuflectem, quando chegam ao altar, e quando se afastam dele, não, porém, durante a própria celebração da Missa». O texto refere-se à genuflexão a fazer ao Santíssimo se estiver no presbitério, quer pelos ministros que tomam parte na procissão de entrada da Missa ao “chegarem ao altar”, quer quando, terminada a Missa, se “afastam dele” na procissão de saída, não, porém, durante a própria celebração da Missa. Portanto, durante a celebração, ninguém genuflecte ao sacrário com o Santíssimo Sacramento, se ele estiver no presbitério.
Por outro lado o n. 72 do Cerimonial dos Bispos diz: «O altar é saudado com uma inclinação profunda por todos quantos se dirigem ao presbitério, dele se retiram ou passam por diante do altar». Todos quantos se dirigem ao presbitério ou dele se retiram durante a celebração da Missa, saúdam o altar com uma inclinação profunda ao passarem diante dele.
Se aplicarmos estas duas normas ao leitor que está na nave da igreja e que, no momento próprio, se levanta para ir fazer a leitura ao ambão ou à estante, podemos afirmar com certeza duas coisas: ao dirigir-se para o ambão ou para a estante das leituras o leitor não genuflecte ao Santíssimo, se o sacrário estiver no presbitério, mas faz uma inclinação profunda ao altar, ao chegar junto dele; e faz o mesmo ao deixar o ambão ou a estante e ao chegar junto do altar, antes de se dirigir ao seu lugar na assembleia. Essa inclinação profunda é dirigida ao altar. Quando o sacrário com o Santíssimo e o presidente da celebração estão por detrás do altar, faz apenas uma inclinação profunda ao altar.
Às três outras situações que podem acontecer respondo como penso:
a) Quando o sacrário com o Santíssimo estiver num lugar do presbitério que não seja por detrás do altar, penso que o leitor não o saúda com uma inclinação profunda, porque isso não se diz em nenhum documento.
b) Quando o presidente estiver na sua cadeira, num lugar do presbitério que não seja por detrás do altar, penso que o leitor não o saúda com uma inclinação profunda, porque tal inclinação só se faz à pessoa e ao objecto que é incensado (cf. n. 91 do Cerimonial dos Bispos).
c) Quando o presidente estiver na sua cadeira, num lugar do presbitério que não seja por detrás do altar, penso que o leitor o deve saudar com uma inclinação de cabeça, mas só no caso de passar diante dele, na ida para o ambão e na vinda. Se não passar diante dele penso que não deve fazer essa inclinação de cabeça.
Um colaborador do SNL
(BPL 134)