Questões e respostas
I Vésperas e Missa da Vigília duma Solenidade
Hoje o directório litúrgico diz que é dia de Santo Ireneu e que à tarde se celebra a Vigília de S. Pedro e S. Paulo. Nós temos uma capela pública e não temos Eucaristia na parte da manhã. Quais as Leituras que se devem fazer?
Caríssima Irmã: Vou dizer-lhe o que me parece certo acerca da sua pergunta. Começo por recordar o que é o dia litúrgico em geral: «Cada dia é santificado com celebrações litúrgicas do povo de Deus, de modo particular com o Sacrifício eucarístico e o Ofício divino. O dia litúrgico começa à meia noite e termina na meia noite seguinte. Mas a celebração do domingo e das solenidades começa na tarde do dia precedente» (NGALC, 3).
No caso concreto que me coloca, o dia 28 de Junho é memória obrigatória de Santo Ireneu. Como o dia seguinte, 29 de Junho, é solenidade de S. Pedro e S. Paulo, celebra-se S. Ireneu durante todo o dia, até à hora em que começa a vigília da solenidade.
Essa solenidade começa com I Vésperas próprias, podendo também celebrar-se ou não Missa da Vigília (Missal Romano, p. 879; Leccionário Santoral, p. 193-196 - 3 leituras e salmo responsorial). Esta Missa da Vigília, no caso de ser celebrada, tem textos próprios e Credo, e diz-se ao cair da tarde do dia 28 de Junho, antes ou depois das I Vésperas da solenidade.
Qual terá sido a razão pela qual eu escrevi que a memória de S. Ireneu se celebra durante todo o dia, até à hora em que começa a vigília da solenidade?
Porque as citadas Normas Gerais dizem mais adiante: «... Algumas solenidades têm... Missa própria da vigília, que se utiliza na tarde do dia anterior, se a Missa se celebra nas horas vespertinas» (NGALC, 11).
O que são horas vespertinas? São as horas chegadas ao aparecimento da estrela Vésper, que começa a ver-se ao anoitecer. Quer dizer que, embora para nós, na linguagem corrente, a tarde comece depois do meio dia, a expressão horas vespertinas aproxima-se mais do pôr do sol do que do meio dia ou das três da tarde. De facto, o texto citado diz se a Missa se celebra nas horas vespertinas, ou seja, ao cair da tarde, à tardinha, junto ao pôr do sol.
Na sua pergunta escreveu: «Nós temos uma capela pública e não temos Eucaristia na parte da manhã. Foi pena não me ter dito a que horas se celebra habitualmente, da parte da tarde, nessa capela pública.
Se a Missa nessa capela não se celebra a horas vespertinas, mas logo a seguir ao meio dia, ou às três da tarde, ou mesmo um pouco mais tarde, no tempo de verão, que é o actual, penso que se devem utilizar os textos da Missa de S. Ireneu (Missal e leituras), uma vez que os textos da Missa da Vigília se utilizam apenas quando a Missa se celebra nas horas vespertinas, no sentido em que já lhe expliquei.
Espero que tenha compreendido tudo quanto quis dizer-lhe. Se não fui claro, queira dizer-mo que eu tentarei ser mais claro.
Um colaborador do SNL