Questões e respostas

Missas de defuntos

O que se quer dizer com “Missas de defuntos”?

 

A definição de “Missas de defuntos” pode encontrá-la na Instrução geral do Missal Romano, n. 379: «A Igreja oferece pelos defuntos o sacrifício eucarístico da Páscoa de Cristo, a fim de que, pela mútua comunhão entre todos os membros do Corpo de Cristo, se alcance para uns o auxílio espiritual e para outros consolação e esperança».

Há várias Missas de defuntos: a Missa exequial, a Missa depois de recebida a notícia da morte de uma pessoa, ou no dia da sepultura ou no primeiro aniversário, e as Missas quotidianas. Essas Missas têm orações e leituras próprias: as orações encontram-se no Missal Romano, edição de altar, p. 1277-1312 e as leituras no Leccionário VIII (Missas rituais, votivas, de defuntos e para diversas circunstâncias), p. 1075-1152.

Em que dias podem ou não podem celebrar-se essas Missas com as suas orações e leituras próprias?
a) a Missa exequial pode celebrar-se todos os dias, excepto nas solenidades de preceito, na Quinta-Feira da Semana Santa, no Tríduo Pascal e nos domingos do Advento, Quaresma e Tempo Pascal.

b) a Missa depois de recebida a notícia da morte, ou no dia da sepultura ou no primeiro aniversário pode celebrar-se nos dias dentro da Oitava do Natal, e nos dias em que ocorre uma memória obrigatória ou uma féria, que não seja Quarta-Feira de Cinzas nem Semana Santa.

c) as Missas «quotidianas», podem celebrar-se nos dias feriais do Tempo Comum em que ocorre uma memória facultativa ou se diz o Ofício da féria, contanto que sejam efectivamente aplicadas pelos defuntos.
Pode encontrar um resumo de tudo isto no Directório Litúrgico 2011, p. 25.


Pergunta:
O que significa “Proibidas as Missas de defuntos”, como hoje, Quarta-Feira de Cinzas?

Resposta:
A primeira coisa que tenho a dizer-lhe é que, na Quarta-Feira de Cinzas são proibidas as Missas de defuntos, excepto a exequial (cf. Directório Litúrgico 2011, p. 68) e não como escreve no seu texto, proibidas as Missas de defuntos.

O texto proibidas as Missas de defuntos, excepto a exequial significa que, na Quarta-Feira de Cinzas, de entre todas as Missas de defuntos, só pode celebrar-se a Missa exequial, ou seja, aquela em que está presente o corpo do defunto. Essa Missa, mesmo nesse dia, tem orações e leituras próprias. Mas só essa, e mais nenhuma. Todas as outras Missas de defuntos são proibidas nesse dia. Porquê? Por causa da importância, para a comunidade cristã, da Missa de Quarta-Feira de Cinzas, com suas orações e leituras próprias. Nesse dia tem início uma nova Quaresma, pelo que as respectivas orações e leituras não devem deixar de fazer-se, salvo quando se celebra, nesse dia, uma Missa exequial.


Um colaborador do SNL
(BPL 143-144)