Questões e respostas

Missa vespertina

Na tarde do dia 1 de Janeiro de 2011, solenidade de Santa Maria Mãe de Deus, há ou pode haver Missa vespertina do domingo seguinte? Na tarde do dia 19 de Março de 2011, sábado, Solenidade de S. José, pode haver Missa vespertina do domingo seguinte, II Domingo da Quaresma? Na tarde do dia 13 de Agosto de 2011, sábado, pode haver missa vespertina de domingo? Na tarde do dia 14 de Agosto de 2011, domingo, pode haver Missa vespertina do dia 15, Assunção de Nossa Senhora?

 

As respostas às suas quatro perguntas pode encontrá-las consultando, por exemplo, o Directório Litúrgico 2011, publicado pelo Secretariado Nacional de Liturgia.

Dessa consulta resultam estas respostas:
Na tarde do dia 1 de Janeiro de 2011, no caso de haver Missa vespertina em determinada paróquia, o celebrante deve tomar os textos da Missa do domingo seguinte, Epifania do Senhor, porque a Epifania tem precedência sobre a solenidade de Santa Maria Mãe de Deus (cf. Tabela dos dias litúrgicos por ordem de precedência, I, 2, p. 7).

Na tarde do dia 19 de Março de 2011, no caso de haver Missa vespertina em determinada paróquia, o celebrante deve tomar os textos da Missa do domingo seguinte, II Domingo da Quaresma (cf. Tabela dos dias litúrgicos por ordem de precedência, I, 2, p. 7).
Na tarde do dia 13 de Agosto de 2011, no caso de haver Missa vespertina em determinada paróquia, o celebrante deve tomar os textos da Missa do domingo seguinte, XX Domingo do Tempo comum (cf. Tabela dos dias litúrgicos por ordem de precedência, II, 6, p. 8).

Na tarde do dia 14 de Agosto de 2011, no caso de haver Missa vespertina em determinada paróquia, o celebrante deve tomar os textos da Missa da Assunção da Virgem Santa Maria, ou seja, do dia 15 de agosto (cf. Tabela dos dias litúrgicos por ordem de precedência, I, 3, p. 7).

Para compreender estas diversas respostas litúrgicas, deve ter em conta o que dizem, sobre este assunto, dois documentos litúrgicos fundamentais da reforma levada a cabo pelo Concílio Vaticano II, um dos quais se chama Normas universais do Ano Litúrgico e do Calendário (NUALC), e o outro Tabela dos dias litúrgicos por ordem de precedência. O texto tirado destes dois documentos vai a negrito.

O dia litúrgico começa à meia noite e termina na meia noite seguinte. Mas a celebração do domingo e das solenidades começa na tarde do dia precedente (NUALC, n. 3). É por isso que as celebrações nos sábados à tarde, a partir das horas vespertinas, são as do domingo (Missa vespertina e I Vésperas), como acontecerá no próximo dia 13 de Agosto de 2011.

O domingo deve considerar-se como o dia de festa primordial. Pela sua peculiar importância, o domingo cede a sua celebração somente às solenidades… (NUALC, nn. 4-5). É o caso do dia 14 de Agosto de 2011, que é o XX Domingo do Tempo comum, ao qual se segue a solenidade da Assunção da Virgem Santa Maria, no dia 15 de Agosto, o que tem como consequência que na tarde do domingo, dia 14, os textos a utilizar na Missa de vigília [as missas de vigília têm textos próprios] e nas I Vésperas, são os da solenidade e não os do XX Domingo do Tempo comum.

Os domingos da Quaresma têm a precedência sobre todas as solenidades (NUALC, n. 5). É por isso que na tarde do dia 19 de Março de 2011, Solenidade de S. José, a partir das horas vespertinas se utilizaram os textos do domingo (Missa vespertina e I Vésperas), por ser o II Domingo da Quaresma.

As solenidades são os dias principais. A sua celebração inicia-se com as I Vésperas no dia anterior (NUALC, n. 11). É o caso da Epifania do Senhor, todos os anos, que no ano de 2011 foi no dia 2 de Janeiro, o que significa que a Missa vespertina da Epifania coincidiu com as I Vésperas do dia 1, solenidade de Santa Maria Mãe de Deus. Como se resolvem estes casos? Seguindo as normas do NUALC, n. 61, onde se diz: «Quando no mesmo dia coincidem as Vésperas do Ofício corrente (dia 1 de Janeiro, Santa Maria) com as I Vésperas do dia seguinte (dia 2 de Janeiro, Epifania), celebram-se as Vésperas da celebração que, na tabela dos dias litúrgicos, tem precedência. Ora, nessa tabela diz-se que a Epifania tem precedência sobre as Solenidades da Virgem Santa Maria (cf. Tabela dos dias litúrgicos por ordem de precedência, I, 2-3).

Estas respostas poderão parecer muito complexas, e não digo que o não sejam. Por isso é que o SNL publica, todos os anos, o Directório Litúrgico, onde vêm todos estes pormenores já devidamente organizados relativamente a cada um dos dias acima referidos.


Um colaborador do SNL
(BPL 143-144)