Questões e respostas
Comunhão sob as duas espécies
Quando a Comunhão é dada sob as duas espécies, quem segura o cálice?
Depende da modalidade da comunhão e dos ministros presentes.
Com efeito, a Comunhão dada aos fiéis sob as duas espécies pode revestir duas modalidades. Primeira modalidade: comunhão do pão consagrado seguida da comunhão do vinho consagrado que está no cálice; segunda modalidade: comunhão por intinção. O primeiro modo foi o da última Ceia; o segundo modo foi organizado pela Igreja.
Nas missas com diácono, o ministro do cálice, em ambas as modalidades da Comunhão, é sempre ele. Assim, é ele que dá o cálice a comungar aos fiéis, ou que o sustenta junto do sacerdote, para que este possa mergulhar a hóstia no vinho consagrado.
Nas Missas sem diácono, o cálice pode ser sustentado por um ministro leigo (acólito instituído, ministro extraordinário da Comunhão ou simples fiel), chamado pelo sacerdote para esse ministério, nesse momento. Se a Comunhão é dada sob as duas espécies, um dos ministros referidos ministra o cálice aos comungantes (IGMR 191. 286. 287), ou sustenta o cálice enquanto o próprio sacerdote faz a intinção e dá a comunhão aos fiéis (IGMR 284a).
No caso de nenhuma destas soluções ser possível, o sacerdote pode deixar o cálice sobre o altar, fazendo ele próprio a intinção e dando a comunhão, sob essa forma, aos fiéis que se vão aproximando do altar.
Ponto importante a nunca esquecer: nenhum fiel pode servir-se a si mesmo, tirando directamente o pão da patena e comungando-o, ou mergulhando o pão que lhe foi dado no vinho consagrado e comungando-o. O pão dado a cada fiel deve ser imediatamente comungado por ele, e não guardado na mão para depois o mergulhar no vinho consagrado.
Tal como na última Ceia quem deu o pão e deu o cálice aos Apóstolos foi Jesus, assim também deve acontecer agora em cada Missa. Quem dá o pão e o cálice aos comungantes, ou quem lhes dá o pão já embebido no vinho consagrado, é sempre um ministro. Ao dar-lhe a comunhão, o ministro diz, conforme os casos: O Corpo de Cristo e O Sangue de Cristo; ou O Corpo e o Sangue de Cristo, e o fiel responde Amen, comungando imediatamente ou o pão consagrado, ou o vinho consagrado que está no cálice que lhe é entregue, ou o pão embebido no vinho.
Um colaborador do SNL
(BPL 134)